China alcança novo recorde mundial em Energia Solar

Não é de hoje que a China se destaca por ser um dos países que mais produzem energia solar. No ano passado, a capacidade instalada em captação de energia solar fotovoltaica na China mais do que dobrou, transformando o país no maior produtor de energia solar do mundo em capacidade.

China alcança novo recorde mundial em energia solar
Atualmente o potencial fotovoltaico instalado subiu para 77,42 GW no final de 2016, com a adição de 34,54 GW ao longo do ano. As províncias de Shandong, Xinjiang e Henan ficaram entre as que tiveram o maior aumento da capacidade, enquanto Xinjiang, Gansu, Qinghai e Mongólia Interior foram as regiões que terminaram com maior potência de energia solar total ao final do ano.

Em energia eólica, o país instalou 17,3 GW no ano passado, um crescimento de 19% para fonte, que atingiu total de 211 terawatts-hora (TWh). Em termos de geração de energia eólica em alto mar (offshore), a análise coloca o Shanghai Electric Wind Power Equipment (Sewind) como o maior desenvolvedor de 2016 em todo o mundo, comissionando 489 MW de nova capacidade. Em um sinal promissor para o futuro de baixo carbono chinês. A demanda de energia do país tem se desvinculado da atividade econômica: o consumo total de energia em 2016 cresceu apenas 1,4%, contra 6,7% do PIB.

China alcança novo recorde mundial em energia solar

Ainda em 2015 já se acreditava que as instalações de energia solar na China estabeleceriam um novo recorde mundial para instalações desse seguimento. A Alemanha, no seu melhor ano, alcançou um então recorde de 7,6 GW de energia solar em 2012, enquanto a China relatou a instalação de 12,9 GW em 2013, antes do incentivo a maior geração distribuída de painéis solares para captação de energia solar sofrer uma desaceleração nas instalações em 2014.

A China pretende instalar mais de 110 GW em capacidade de energia solar num período entre 2016 e 2020, segundo o plano de desenvolvimento solar traçado pela agência de energia. O país também tem planos para impulsionar o uso de fontes não fósseis de geração de energia para 20% de sua matriz em 2030, além disso, a China planeja investir cerca de US$ 364 bilhões de dólares em geração de energia renovável até 2020.

Não é à toa que todos esses planos estão sendo traçados pela potência. A agência de energia chinesa anunciou que a Longyangxia Dam Solar Park, fazenda de energia solar que está sendo construída, localizada na província de Qinghai, será a maior fazenda solar do planeta. O parque consumiu cerca de $ 6 bilhões de yuans (R$ 2,690 bilhões) e está sendo levantado desde 2013. Com capacidade de produção de 850 MW, a fazenda de captação de energia solar poderá suprir a necessidade de energia de até 200 mil famílias.

China alcança novo recorde mundial em energia solar
Países como a China são um incentivo à captação de energia solar para outras nações com gerador de energia solar em potencial, como é o caso do Brasil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.