Empresa do grupo Casino anuncia joint venture para soluções em energia voltadas ao mercado B2B

Tecnologia disponível no Brasil ganha forte aliado na França: GreenYellow está em trâmites finais para associar-se à ENGIE E&C, companhia especialista em eficiência energética.

A Green Yellow, subsidiária do grupo Casino responsável por implementar os painéis solares que garantiram cerca de 40% de energia em lojas do GPA no Brasil, está ampliando sua atuação na França. A companhia anuncia que está em andamento um plano para criação de uma joint venture com a ENGIE E&C, outro grande player em eficiência energética. Pioneiras no setor, as empresas viabilizam a associação como forma de combinar suas experiências e soluções tecnológicas a fim de despontar no mercado B2B e atender a mercados e comunidades locais.

Para a Green Yellow – uma das principais companhias de geração de energia solar distribuída das últimas décadas –, a joint venture representa duas oportunidades: a liderança em transmissão de energia no país e o domínio do ramo de investimento em tecnologia solar integrada para edifícios. Ao oferecer infraestrutura para que as comunidades locais produzam sua própria fonte renovável, a joint venture cumprirá com dois de seus principais compromissos: a redução de custos e a disseminação da cultura do autoconsumo. A parceria entre as duas empresas também aproveitará a expertise já acumulada pela ENGIE E&C – que atende diariamente cerca de 45 mil clientes – e viabilizará o oferecimento de energia ao mercado B2B por meios limpos, acessíveis e locais.

A ideia está em linha com a descentralização do mercado de produção de energia e, consequentemente, acompanha a tendência ao uso de recursos renováveis: de acordo com estudos recentes, fatores como custo e valorização da sustentabilidade têm aumentado a demanda do setor pela produção local de energia; ao mesmo tempo, conforme aponta um levantamento feito pela French Environment and Energy Management Agency (ADEME), o desenvolvimento de fontes alternativas na França está avançando a passos largos, e estima-se que o país atinja um mix energético composto por fontes 100% renováveis até meados de 2050.

A GreenYellow possui mais de 2.000 projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 500 somente no Brasil. Por meio da subsidiária, o Grupo Casino registrou uma redução de 2% no consumo de energia em suas lojas globalmente em 2017, de acordo com o relatório de responsabilidade social e corporativa da companhia.

Eficiência energética é diferencial do GPA no mercado brasileiro após adoção das soluções GreenYellow

No Brasil, o GPA investe desde 2015 em diversas soluções que, juntas, proporcionaram a economia de aproximadamente 25% de energia elétrica em cada uma de suas 2.000 unidades. Dentre elas, a instalação das placas fotovoltaicas nos telhados das lojas, permitindo que parte do consumo de eletricidade seja feito por meio de energia limpa e renovável.

Em Goiânia, por exemplo, em uma loja da rede Assaí Atacadista, o GPA implantou a maior usina de energia solar em região urbana do país, responsável por gerar 34% do consumo de energia elétrica desta unidade. A perspectiva é que, em 25 anos de operação, a loja de Goiânia evite traga uma economia de R$ 2,8 milhões na conta de luz. De acordo com o GPA, o intuito é de que este projeto aplique a outras lojas orgânicas do Assaí.

A primeira unidade do grupo a adotar a tecnologia GreenYellow no país foi o Minuto Pão de Açúcar em Campinas (SP), em 2016, em uma área de aproximadamente 53 m² no telhado da loja, com potência instalada de 8 kWp.

*A transação está sujeita à aprovação regulatória e, no caso da ENGIE, requer consulta prévia aos órgãos representativos dos funcionários da companhia.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.