Medição setorizada de energia: a solução para sua empresa?

Economizar energia nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando envolve os gastos de uma empresa com vários funcionários ou uma quantidade considerável de aparelhos e sistemas ligados à energia elétrica em diferentes períodos do dia, da semana e do ano.

Não obstante, a fatura de energia não consegue apontar informações detalhadas logo de cara. Assim, também fica difícil encontrar os setores e sistemas que mais consomem e verificar se está havendo desperdício em alguma atividade.

Para solucionar esse problema, algumas empresas especializadas oferecem o que chamamos de medição setorizada. Uma solução que pode ajudar (e muito) na hora de traçar um plano de eficiência energética.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Então acompanhe o artigo de hoje e conheça os benefícios que essa alternativa inteligente pode trazer à sua empresa.

O que é medição setorizada?

A medição setorizada é uma ferramenta inteligente que utiliza a tecnologia para criar um perfil detalhado do consumo de cada sistema ou setor, sendo ideal, para não dizer fundamental, para gerir o consumo de energia de uma empresa.

Ela mapeia todas as fontes de consumo e permite encontrar quais delas apresentam maior gasto energético. Assim, você consegue ter um ponto de partida para identificar oportunidades de melhoria e desenvolver um projeto com medidas de economia.

Além do mais, todos os dados coletados ficam armazenados em um histórico, possibilitando futuras comparações e um acompanhamento contínuo do caso.

Como ela funciona?

A medição setorizada consiste na instalação de medidores online em diferentes sistemas e setores, o que permite uma análise individual para identificar os causadores de perdas e desperdícios.

Para aperfeiçoar o processo, você pode incluir indicadores personalizados — dados de produção, ocupação ou, ainda, informações que serão utilizadas na hora de comparar o consumo.

O monitoramento acontece em tempo real, controlando o consumo de energia de todas as fontes e agilizando a correção de erros.

Por fim, a plataforma gera relatórios com uma visão centralizada dos dados e comportamento de consumo, além de orientações com base na performance dos aparelhos. São as oportunidades para desencadear ações de eficiência energética, obtendo o melhor funcionamento dos sistemas consumindo a menor quantidade possível de energia.

Feito isso, você pode definir padrões de consumo para cada sistema, criando alertas que são emitidos se algum deles ultrapassar o valor permitido. Dessa forma, você pode providenciar a correção dos equipamentos com antecedência.

Como a medição setorizada pode ajudar?

Com todos os recursos que disponibiliza, a medição setorizada tem um papel importante para as empresas que realizam o rateio dos custos de energia. Até porque essa é uma tarefa que envolve grande volume de dados e cálculos de alta complexidade.

Por conta disso, o rateio acaba sendo apenas uma estimativa ou, então, uma divisão igualitária entre os setores, mesmo que todos eles consumam de formas distintas.

Ou seja, além de apontar as melhorias necessárias para o consumo energético da empresa, a medição setorizada consegue tornar o rateio muito mais preciso e seguro. Diante disso, fica a cargo da sua empresa definir apenas como prefere fazer o cálculo.

Como ela acontece no dia a dia?

Antes de terminar, vamos exemplificar três casos de como a medição setorizada pode fazer a diferença na sua empresa. Observe:

Caso 1: máquinas que precisam ser substituídas

O mapeamento da medição pode apontar que alguns equipamentos da sua empresa estão consumindo mais energia por serem mais antigos. Aqui se incluem desde impressoras e computadores até os aparelhos do sistema de climatização.

Sabendo disso, você pode investir na compra de máquinas com novas tecnologias e maior eficiência energética.

Caso 2: máquina operando com baixo fator de potência

Já aconteceu de você sofrer multa por conta de falhas na potência dos equipamentos? Pois bem, a medição setorizada ajuda a diminuir tais ocorrências.

Ela identifica a máquina que está com alta energia reativa e, possivelmente, causando problemas à rede. Como resultado, é possível traçar um plano para corrigir o desperdício.

Caso 3: aparelhos desperdiçando energia

Um dos maiores desperdícios de energia acontece fora do horário de expediente, quando alguns aparelhos são esquecidos ligados.  Podem ser as luzes de uma sala, os equipamentos eletrônicos ou o ar-condicionado.

A medição setorizada permite que você acompanhe o horário em que os aparelhos ficam ligados, identificando se algum deles permaneceu em uso sem necessidade. Assim, é possível conscientizar a equipe e até estabelecer recompensas para os times que mais se engajarem no consumo consciente.

 

Diante de tudo isso, como saber se essa é realmente a melhor solução? Simples: se você está com dificuldade em definir o consumo individual das suas unidades ou não consegue prever a fatura de energia ao longo do mês, a medição setorizada vai ajudar.

E, para isso, você pode contar com a EasyEnergy, uma plataforma de serviços desenvolvida pela GreenYellow que integra soluções completas para a gestão energética da sua empresa. Afinal, é como gostamos de dizer: o primeiro passo para o controle do seu negócio é medir.

Para mais informações, acesse nosso site e fale com a gente agora mesmo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.