Principais cuidados ao contratar empresas de Energia Solar — Parte 2

Já falamos por aqui de alguns cuidados que você deve ter ao contratar empresas de energia solar. E, como dissemos na primeira parte deste conteúdo, a lista era grande e tivemos que dividi-la em dois capítulos. Pois bem, agora chegou a vez de continuarmos de onde paramos.

Antes de mais nada, uma breve introdução para quem está chegando agora.

É o seguinte: o mercado de energia solar está mais aquecido do que nunca. Seja pela procura por sustentabilidade ou pelos benefícios econômicos de gerar a própria energia, tem muita gente optando por entrar no modelo de Geração Distribuída.

O que acontece, porém, é que existem muitas empresas nesse mercado. E, com tanta oferta, pode ser que você encontre dificuldades para fazer a melhor escolha ou, então, cometa alguns erros comuns nesse processo.

Mas, como queremos facilitar sua vida na hora de fazer a contratação, criamos uma lista de dicas com base nos principais pontos que pedem atenção.

Se quiser ler a primeira parte antes de prosseguir, pode ir que a gente espera. Mas, se quiser continuar daqui mesmo, é só nos acompanhar.

Vamos lá?

  1. Solicite uma avaliação técnica detalhada

Uma usina de energia solar não pode ser construída em qualquer lugar. Por isso, um erro muito comum é não solicitar uma avaliação técnica detalhada do local.

Se o sistema de placas for instalado no telhado, redobre os cuidados: exija um laudo estrutural do telhado para garantir que ele suportará o peso dos painéis.

Por outro lado, se a instalação ocorrer em terrenos, preste atenção a algumas características do local: relevo, cursos de água, densidade da vegetação e proximidade com áreas de proteção ambiental.

  1. Evite uma geração de energia mal dimensionada

Na hora de construir uma usina de energia solar, ela deve estar bem localizada para tirar o máximo de proveito da iluminação natural. Por isso mesmo, não podemos esquecer da análise de geração de energia.

É ela que aponta se há obstáculos ao redor ou pontos que farão sombra nos painéis da instalação. E, se for mal dimensionada, pode estimar uma produção de energia equivocada.

Se sua empresa já possui usinas na mesma região, essa etapa fica um pouco mais fácil. De qualquer forma, exija das empresas que as análises de geração se aprofundem em todos os aspectos que podem interferir na sua produção de energia solar.

  1. Escolha um fornecedor experiente no assunto

Outro erro comum é contratar uma empresa de energia solar que não conhece o passo a passo para fazer a implementação na região escolhida.

Ou seja, é necessário ter experiência para lidar com prefeituras, concessionárias e órgãos ambientais na hora de solicitar as licenças obrigatórias da instalação.

Até porque você só terá os créditos gerados pela usina quando for feita a conexão. E, por sua vez, a conexão da usina com a distribuidora fica inviável sem o aval dos órgãos competentes.

  1. Atente-se à qualidade dos equipamentos

O uso de materiais de má qualidade pode comprometer o funcionamento da sua usina de energia solar. Novamente, o barato pode acabar custando caro — e causar graves problemas na rede elétrica.

Portanto, se quiser evitar transtornos quanto a isso, o melhor é exigir equipamentos certificados e de boa qualidade dos seus fornecedores.

  1. Contrate um serviço de operação e manutenção

Depois que sua usina solar ficar pronta, você vai querer manter seu foco no recebimento da energia e não se preocupar com mais nada, correto? Então aqui vai a última dica: contrate um fornecedor que garanta os serviços de operação e manutenção do seu sistema solar.

Isso significa você terá alguém especializado para fazer uma verificação preventiva do funcionamento das placas, limpar os painéis, comparar a energia gerada com a energia projetada, além de contatar a concessionária caso alguma compensação energética não esteja correta.

Deixar todas essas ações por sua própria conta pode ser uma dor de cabeça desnecessária.

Pronto. Agora você está mais que preparado para fazer a escolha certa, contratando uma empresa de energia solar que atenda a todas as suas expectativas e necessidades. E o melhor de tudo: sabendo identificar os erros mais comuns que podem aparecer nas propostas.

E, se quiser nossa ajuda, fale com a gente agora mesmo. A GreenYellow tem um time de profissionais especializados que darão todo o suporte necessário para o seu projeto de energia solar atingir o mais alto nível de eficiência e qualidade. Esperamos você!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.