Você já ouviu falar em Varejo 4.0? É um conceito que integra a Internet das Coisas (IoT) aos processos de compra e venda, a fim de melhorar a experiência para ambos os lados ― vendedores e consumidores.
Especificando melhor, a nova era do varejo lança mão de processos digitais para mensurar o tempo de permanência das pessoas em um estabelecimento, rastrear o percurso de um cliente dentro da loja e até permitir que ele pague suas compras sem precisar se dirigir ao caixa.
As possibilidades, no entanto, não param por aí. No caso dos supermercadistas, é possível trazer mais tecnologia para realizar processos cotidianos com muito mais economia e praticidade. Afinal, o setor arca com um prejuízo anual de R$ 470 milhões em produtos perdidos, muitas vezes por falhas no controle da cadeia de frio.
Foi com isso em mente que a GreenYellow desenvolveu uma solução que vai revolucionar o varejo alimentar: o EasyTemp .
EasyTemp é uma tecnologia para monitoramento de temperaturas em balcões e geladeiras. Ela é rápida, remota e totalmente sem fio, exibindo resultados contínuos em tempo real.
Para exemplificar o uso dessa ferramenta, trouxemos um estudo de caso com base no projeto-piloto que realizamos para o GPA ― com quem trabalhamos há 2 anos para construir uma solução personalizada de IoT para o varejista.
Foram 6 meses de piloto e 1.300 sensores distribuídos por 15 lojas do GPA. Nas próximas linhas você confere os objetivos e desafios propostos, a solução encontrada e os resultados obtidos. Acompanhe!
Objetivos gerais
Em linhas gerais, a EasyTemp foi desenvolvida para:
- Levar inovação ao setor a partir de uma solução confiável e escalável para monitorar geladeiras, balcões quentes e câmaras frias;
- Encerrar as medições manuais de temperatura a fim de garantir padrões de segurança alimentar e cumprir com requisitos legais;
- Melhorar o controle da cadeia de frio, evitando perdas de produtos e reduzindo custos.
Como benefícios, podemos apontar:
- Retorno sobre investimento (ROI) imediato;
- Controle de ativos;
- Economia de energia e perdas;
- Alertas de manutenção para correção preventiva.
Desafio proposto
Antes da instalação dos equipamentos EasyTemp, as lojas selecionadas apresentavam um controle manual ineficiente da temperatura.
A situação era a seguinte:
- Medições manuais da temperatura das geladeiras e balcões;
- Sem visão centralizada para análises e acompanhamento;
- Sem alarmes para acompanhar desvios;
- Baixa eficiência energética em função de parâmetros incorretos;
- Uso de mão de obra qualificada para tarefas de baixo valor agregado.
Solução encontrada
A GreenYellow propôs uma solução IoT que permitiu medições 100% automatizadas, em tempo real e com alta confiabilidade dos dados.
A estratégia também incluía:
- Visão centralizada e alarmes automatizados;
- Melhor eficiência energética;
- Redistribuição da mão de obra.
Todas essas mudanças afetaram de maneira positiva o funcionamento dos equipamentos. Em resumo, podemos citar:
- Criação de um algoritmo inteligente capaz de diferenciar degelo de mau funcionamento, gerando somente alertas relevantes para tratativa de problemas;
- Relatórios automáticos para cumprir normas sanitárias;
- Redução de riscos e responsabilidades na cadeia alimentar;
- Controle efetivo da segurança alimentar;
- Aumento da eficiência energética em balcões, câmaras frias e casa de máquinas com reajuste dos degelos e temperaturas de funcionamento.
Resultados obtidos
Os resultados superaram as expectativas de todos os envolvidos.
Para se ter uma ideia, 100% das quebras foram identificadas. Nesse mesmo período, também comparamos as lojas com e sem a solução EasyTemp, observando 11% a mais de redução de quebras nas unidades com o sistema instalado.
Isso representa um potencial de milhões de reais evitados ao se considerar todos os estabelecimentos. Como exemplo, tivemos o alerta gerado em uma loja específica e que evitou uma perda aproximada de R$ 240 mil em apenas um dia.
Em termos de eficiência energética, a reparametrização dos degelos reduziu de 5,2 para 2,7 degelos ao dia, resultando em ganhos de 359 MWh por ano — o equivalente ao consumo de dois minimercados.
O sucesso do piloto foi tão grande que todas as lojas do GPA contarão com a solução!
Viu como o Varejo 4.0 e a Internet das Coisas podem revolucionar o seu negócio? Então não perca mais tempo e leve as soluções da EasyTemp para o seu estabelecimento!
Fale com a gente agora mesmo e solicite uma avaliação.