Conheça os benefícios do monitoramento da temperatura de balcões e geladeiras

De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), as perdas decorrentes de quebras operacionais chegaram a comprometer quase 2% do faturamento bruto do setor supermercadista em 2019, porcentagem que equivale a quase R$ 7 bilhões.

Entre os diversos fatores responsáveis pela porcentagem significativa estão os problemas ligados à refrigeração, já que, não raramente, vemos redes varejistas perderem alimentos e serem autuadas pela vigilância sanitária por não manterem a temperatura de seus balcões, geladeiras e freezers dentro das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Para evitar perdas de produtos, estar em conformidade com os órgãos responsáveis e, além de tudo, proteger a saúde dos consumidores, cada vez mais estabelecimentos têm se dado conta da importância da gestão inteligente de temperatura de seus produtos.

E sabe o que tem despontado como uma grande aliada dos supermercadistas nesta hora? A tecnologia.

Atualmente, existem sistemas de IoT (Internet das Coisas) capazes de realizar o monitoramento remoto de balcões, geladeiras e câmaras frias e entregar diferentes benefícios ao setor, como:

  • Redução de tempo nas medições que, sem o auxílio da tecnologia, eram feitas de forma manual;
  • Melhor gestão dos ativos do frio alimentar a partir de informações centralizadas em uma única plataforma;
  • Medições precisas e que não necessitam de interferências manuais;
  • Maior segurança alimentar e qualidade dos produtos;
  • Redução de multas e autuações em função da temperatura inadequada dos balcões, uma vez que apoia o cumprimento das normas da ANVISA;
  • Redução da quebra de produtos;
  • Redução no consumo de energia elétrica, que desponta como o segundo maior custo do varejo;
  • Alertas em caso de desvios de temperatura para atuação rápida nos problemas;
  • Visão centralizada de todas as lojas, com emissão de relatórios detalhados de cada seção e balcão.

Como as soluções de gestão da temperatura funcionam

Para oferecer as vantagens listadas acima, os sistemas de monitoramento de temperatura funcionam por meio da instalação de medidores sem fio nos balcões e/ou câmaras frias e da definição dos tipos de balcões e limites máximos e mínimos de temperatura para cada um deles.

A partir dos dispositivos sem fio, os dados são coletados a cada poucos segundos e analisados para a verificação de inconsistências e, caso um desvio seja identificado, o time da loja recebe um alerta. A partir da coleta, os dados são transformados em informações, relatórios e indicadores capazes de sinalizar a necessidade de ajustes de eficiência energética ou de potenciais perdas, subsidiando a tomada de decisão assertiva.

Todas essas funcionalidades e benefícios estão presentes no EasyTemp, solução para monitoramento e gestão de temperatura dos ativos do frio alimentar da GreenYellow.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.