Case de sucesso: retrofit de iluminação na Leroy Merlin

Além de sua importância para o dia a dia do comércio varejista no que diz respeito à exposição dos produtos e à criação de um ambiente agradável para consumidores e colaboradores, a iluminação de um estabelecimento possui grande relevância nas finanças do negócio.

Ambos fatores devem ser analisados com atenção. É possível fazer um bom uso da iluminação e, ainda assim, manter baixo o impacto das despesas relacionadas à energia? Sem querer estragar a surpresa, mas a resposta é sim.

Essa questão, inclusive, norteou uma recente operação realizada em parceria com uma importante aliada da GreenYellow: a Leroy Merlin.

Presente em território nacional há mais de 20 anos, a Leroy Merlin é uma das grandes representantes do varejo de materiais para construção e bricolagem, e mesmo com toda sua relevância viu novamente uma importante oportunidade de reduzir seus custos e melhorar a performance em mais uma de suas lojas, localizada na Grande São Paulo.

Ficha técnica

  • Cidade: São Caetano do Sul (SP)
  • Área do projeto:500 m².
  • Locais de obra: Em toda a loja
  • Investimento: R$ 570 mil
  • Tempo de serviço: 25 dias
  • Modelo de negócio: Contrato de Performance (a economia gerada é garantida durante todo o contrato, remunerando o investimento)

Confira abaixo como foi o processo e como ele impactou positivamente o estabelecimento.

 Avaliação e diagnóstico

Ao chegar na unidade de São Caetano do Sul, era possível notar que a loja não possuía um padrão de iluminação, variando entre lâmpadas fluorescentes compactas eletrônicas, tubulares fluorescentes, halógenas e algumas poucas lâmpadas LED.

Tendo isso em vista, a GreenYellow realizou um estudo luminotécnico com o intuito de verificar as reais necessidades da operação local, se seu nível de luminância era adequado para suas dimensões e quais eram os principais pontos de melhoria.

O projeto na prática

O projeto de eficiência energética dessa unidade da Leroy Merlin consistiu, basicamente, na reestruturação da iluminação da loja.

No salão de vendas, substituímos as lâmpadas por luminárias mais adequadas ao tamanho e à proposta da loja, utilizando produtos com potência, luminosidade e temperatura de cor mais apropriadas para o estabelecimento.

Já as lâmpadas que ficam nas áreas internas passaram pelo processo de retrofit, procedimento que consiste na modernização e atualização de equipamentos por meio de pequenos ajustes e adaptações de peças e materiais.

Além disso, visando reduzir o alto consumo de energia sem reduzir o conforto do público, foi realizada a automação dos sistemas de ar-condicionado da loja.

O projeto inteiro foi tirado do papel em menos de um mês, sem sequer precisar interromper as operações da loja, que pôde manter seu funcionamento durante todos os dias.

Os resultados alcançados

A operação realizada na loja de São Caetano do Sul faz parte de uma série de projetos de eficiência energética desenvolvidos pela GreenYellow em parceria com a Leroy Merlin desde o ano de 2017.

De lá para cá, 28 unidades da tradicional varejista de materiais para construção e bricolagem tiveram o seu consumo de energia reduzido.

Para se ter uma ideia, se levarmos em consideração as diferentes soluções oferecidas para cada uma das lojas, os resultados totais são:

  • Consumo de energia 22% menor
  • Redução da emissão de CO2 em mais de 1.700 toneladas
  • Economia equivalente a 14,67 GWh (Gigawatt/hora), ou mais de 500 lares ao ano
  • Mais de R$ 6 milhões economizados no período de um ano

Dá para ver o quanto um projeto bem estruturado de eficiência energética pode ajudar um negócio, não é? Por aqui, oferecemos as mais diversificadas soluções para cada necessidade. Você reduz o impacto ambiental do seu negócio, diminui suas despesas e, de quebra, ainda colabora para o conforto de seus clientes e colaboradores.

Quer um projeto personalizado também? Então pode contar com a GreenYellow, sua parceira na transição energética que, do retrofit às soluções fotovoltaicas, leva mais luz ao seu negócio.

Clique aqui e contate nossa equipe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.