Case de Sucesso: transição energética para indústria de bebidas.

O case da vez é de uma indústria de bebidas com produtos já consolidados no mercado. Mais que isso, ela conta com uma linha de produção que abrange desde bebidas sem gás a chás e energéticos.

Considerada uma das maiores empresas do ramo aqui no Brasil, a marca procurou a GreenYellow para acelerar a transição energética de sua fábrica.

A seguir, você confere os detalhes dessa parceria construída a partir das soluções da EasyEnergy Eficiência, uma plataforma única que integra quatro soluções para uma gestão completa da energia dos nossos clientes.

Acompanhe!

Desenvolvimento do projeto

A partir da solução EasyEnergy Eficiência, a GreenYellow realizou alguns levantamentos referentes à eficiência energética da Central de Água Gelada e dos sistemas de Ar Comprimido, além de contribuir com outras oportunidades de redução de custos de toda a fábrica.

Isso só foi possível porque a solução EasyEnergy Eficiência, além do acesso à plataforma de gestão, permite ao cliente o acompanhamento consultivo exclusivo dos nossos especialistas para otimizar o consumo e o custo de energia da unidade em questão.

Identificamos diversas oportunidades de melhoria nessas duas áreas, fazendo com que a empresa consuma menos e melhor.

Custo de energia

  • Revisão do tipo de energia no Mercado Livre, bem como da modalidade tarifária e demanda contratada;
  • Verificação e implementação do controle inteligente de demanda, minimizando a possibilidade de multas por ultrapassagem de valores;
  • Correção do controle automático de fator de potência (geral ou distribuído), minimizando as perdas e possibilidade de multas ou custos de subutilização;
  • Reexame das formas de restituição de tributos pagos em faturas de energia.

Refrigeração de processos e conforto

  • Reavaliação para otimizar o trabalho dos compressores, das torres de resfriamento e dos itens periféricos do sistema de refrigeração. Essa análise gerou uma estimativa de 5% a 10% na redução do consumo do sistema em questão.

Compressão do ar

  • Reformulação da forma de trabalho dos compressores de ar, a fim de obter melhor rendimento dos sistemas de baixa e alta pressão.

Oportunidades Identificadas

  • Economia de R$ 750 mil por ano até o fim do contrato;
  • Mais de R$ 6,5 milhões de economia com ações judiciais para restituição retroativa de tributos pagos há 5 anos.

Benefícios

O trabalho realizado permitiu que a empresa transacionasse sua forma de gerir recursos energéticos, alcançando novos e melhores níveis de consumo.

Ao tomar medidas de eficiência energética, uma série de benefícios começam a ser verificados no curto e longo prazo. No caso em questão, além dos resultados citados acima, a fabricante ainda vai contar com as seguintes vantagens:

Redução de gastos

Uma das principais melhorias oferecidas pela eficiência energética tem raízes econômicas, diminuindo consideravelmente os valores da fatura de energia.

Maior sustentabilidade

O uso racional de energia ajuda a reduzir a emissão de CO2, um dos poluentes que mais contribuem para o aquecimento global.

Imagem da empresa

A eficiência energética também é uma grande aliada para a imagem de uma empresa, uma vez que muitas pessoas estão em busca de marcas comprometidas com o meio ambiente.

Maior previsibilidade/assertividade

Com o EasyEnergy Eficiência, a empresa poderá controlar melhor suas despesas e conhecer suas principais fontes consumidoras de energia.

Melhoria na operação

A melhoria na automação com novas tecnologias vai contribuir para que os processos aconteçam de forma muito mais otimizada.

 

Está à procura de uma empresa especializada no assunto e ficou interessado? Não perca mais tempo e fale com a GreenYellow agora mesmo! Com certeza, temos uma solução que vai se encaixar nas suas necessidades.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.