Case de Sucesso: transição energética para indústria de bebidas.

O case da vez é de uma indústria de bebidas com produtos já consolidados no mercado. Mais que isso, ela conta com uma linha de produção que abrange desde bebidas sem gás a chás e energéticos.

Considerada uma das maiores empresas do ramo aqui no Brasil, a marca procurou a GreenYellow para acelerar a transição energética de sua fábrica.

A seguir, você confere os detalhes dessa parceria construída a partir das soluções da EasyEnergy Eficiência, uma plataforma única que integra quatro soluções para uma gestão completa da energia dos nossos clientes.

Acompanhe!

Desenvolvimento do projeto

A partir da solução EasyEnergy Eficiência, a GreenYellow realizou alguns levantamentos referentes à eficiência energética da Central de Água Gelada e dos sistemas de Ar Comprimido, além de contribuir com outras oportunidades de redução de custos de toda a fábrica.

Isso só foi possível porque a solução EasyEnergy Eficiência, além do acesso à plataforma de gestão, permite ao cliente o acompanhamento consultivo exclusivo dos nossos especialistas para otimizar o consumo e o custo de energia da unidade em questão.

Identificamos diversas oportunidades de melhoria nessas duas áreas, fazendo com que a empresa consuma menos e melhor.

Custo de energia

  • Revisão do tipo de energia no Mercado Livre, bem como da modalidade tarifária e demanda contratada;
  • Verificação e implementação do controle inteligente de demanda, minimizando a possibilidade de multas por ultrapassagem de valores;
  • Correção do controle automático de fator de potência (geral ou distribuído), minimizando as perdas e possibilidade de multas ou custos de subutilização;
  • Reexame das formas de restituição de tributos pagos em faturas de energia.

Refrigeração de processos e conforto

  • Reavaliação para otimizar o trabalho dos compressores, das torres de resfriamento e dos itens periféricos do sistema de refrigeração. Essa análise gerou uma estimativa de 5% a 10% na redução do consumo do sistema em questão.

Compressão do ar

  • Reformulação da forma de trabalho dos compressores de ar, a fim de obter melhor rendimento dos sistemas de baixa e alta pressão.

Oportunidades Identificadas

  • Economia de R$ 750 mil por ano até o fim do contrato;
  • Mais de R$ 6,5 milhões de economia com ações judiciais para restituição retroativa de tributos pagos há 5 anos.

Benefícios

O trabalho realizado permitiu que a empresa transacionasse sua forma de gerir recursos energéticos, alcançando novos e melhores níveis de consumo.

Ao tomar medidas de eficiência energética, uma série de benefícios começam a ser verificados no curto e longo prazo. No caso em questão, além dos resultados citados acima, a fabricante ainda vai contar com as seguintes vantagens:

Redução de gastos

Uma das principais melhorias oferecidas pela eficiência energética tem raízes econômicas, diminuindo consideravelmente os valores da fatura de energia.

Maior sustentabilidade

O uso racional de energia ajuda a reduzir a emissão de CO2, um dos poluentes que mais contribuem para o aquecimento global.

Imagem da empresa

A eficiência energética também é uma grande aliada para a imagem de uma empresa, uma vez que muitas pessoas estão em busca de marcas comprometidas com o meio ambiente.

Maior previsibilidade/assertividade

Com o EasyEnergy Eficiência, a empresa poderá controlar melhor suas despesas e conhecer suas principais fontes consumidoras de energia.

Melhoria na operação

A melhoria na automação com novas tecnologias vai contribuir para que os processos aconteçam de forma muito mais otimizada.

Está à procura de uma empresa especializada no assunto e ficou interessado? Não perca mais tempo e fale com a GreenYellow agora mesmo! Com certeza, temos uma solução que vai se encaixar nas suas necessidades.

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.