Case de Sucesso: medição setorizada com EasyEnergy na Sustentare

Responsável pela produção de alimentos em pó para diversos segmentos do mercado, a Sustentare já conta com mais de 20 anos de tradição.

Dona de um extenso catálogo de produtos, que abrange desde achocolatados a molhos e refrescos, a empresa fecha parceria com marcas nacionais e internacionais para produzir e desenvolver seus produtos, buscando se modernizar a cada dia.

E, quando se fala em processos de modernização, a Sustentare não deixa de lado alternativas que possam melhorar o consumo de energia em suas instalações, reduzindo custos e melhorando a produtividade.

Movida por esse propósito, contratou a GreenYellow para desenvolver um projeto de medição setorizada em sua fábrica, localizada em Pedreira/SP. Nos parágrafos a seguir, você conhece o desenrolar dessa história, além dos benefícios e resultados que essa parceria trouxe para a empresa.

Acompanhe!

 

Análise preliminar

Como primeira etapa do projeto, a GreenYellow realizou um estudo prévio da situação para observar algumas características no processo da empresa. Com isso, descobriu-se que:

  • O horário de maior demanda na empresa acontece entre 9h e 11h, ainda que algumas vezes chegue até as 14h;
  • O compressor equivale a quase 30% do consumo da planta.

Para se ter uma ideia, veja como funcionam os custos com energia nos horários de ponta e fora de ponta:

Dito isso, vamos agora à solução desenvolvida pela GreenYellow.

 

EasyEnergy: a solução da medição setorizada

A EasyEnergy é uma plataforma única que realiza a gestão completa de energia por meio de 4 soluções:

Para realizar o projeto, a GreenYellow utilizou um dos recursos que integram a plataforma – nesse caso, a medição setorizada.

A partir dela, podemos identificar potenciais fontes de desperdício de energia e providenciar formas de correção. Não é à toa que, muitas vezes, essas mudanças só se tornam possíveis graças a ela.

O resultado disso tudo permite a criação de gráficos para acompanhamento de cada setor, como este logo abaixo:

Por fim, vamos aproveitar o case da Sustentare para demonstrar como a medição setorizada atua na hora de reduzir os custos com energia de uma empresa.

 

Benefícios e resultados

Assim que entra em ação, a medição setorizada passa a oferecer as seguintes vantagens:

Medição por sistemas

Com ela, é possível medir individualmente sistemas e setores, identificando quais geram perdas e desperdícios. No caso da Sustentare, a GreenYellow mediu o consumo geral da fábrica, o compressor e um misturador de refresco.

Indicadores personalizados

Inclusão dos dados de produção, ocupação para comparação de consumo e criação de indicadores personalizados.

Orientação para ações de eficiência energética

Agora podemos verificar a performance para oportunidades de ações, a fim de obter o melhor funcionamento dos sistemas com o menor uso de energia possível.

Monitoramento em tempo real

Monitoramento do consumo de energia em tempo real que, além de maior agilidade para as ações de correção, ajuda a identificar os momentos em que os desvios acontecem (nos picos de demanda, por exemplo).

E o melhor: tudo isso pode ser controlado a distância, como forma de tornar o processo mais prático para os gestores.

***

A medição setorizada é ideal para empresas que desejam gerir o consumo de energia de seus sistemas e setores, além de facilitar o rateio das despesas em cada departamento.

 

Deseja solicitar seu projeto de transição energética também? Fale com a GreenYellow agora mesmo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.