Energia Hoje | GreenYellow atinge volume de 127 mil certificados I-RECs emitidos no Brasil

GreenYellow atinge volume de 127 mil certificados I-RECs emitidos no Brasil

Segundo dados do Instituto Totum, só em 2021 já foram emitidos quase 5 milhões de I-RECs no país, demonstrando o interesse das geradoras de energia no documento.

A GreenYellow informou que, nos primeiros meses deste ano, a empresa atingiu o volume de 127 mil certificados internacionais de energia renovável (I-RECs) emitidos ou comprados no mercado brasileiro.

A multinacional francesa começou a atuar na emissão e compra dos I-RECs em 2018 com um pouco mais de 7 mil certificados emitidos e, em 2020, finalizou o ano com um número superior a 81 mil. O volume comercializado junto aos clientes, por sua vez, passou de 16.791, em 2019, para quase 25 mil em 2020.

No Brasil, o Instituto Totum, é a entidade responsável por validar esse processo e outorgar os certificados, desde 2016. Cada certificado comprova a geração de 1 MWh renovável e pode ser usado por consumidores para atingir metas de sustentabilidade.

‘A emissão de I-RECs provenientes de geração distribuída é um desafio em todo o mundo. A GreenYellow foi pioneira no país neste âmbito e o Instituto Totum um dos primeiros certificadores globais a encarar esse desafio e viabilizar esse tipo de I-REC’, afirma Fernando Lopes, diretor do Instituto Totum.

De acordo com dados do instituto, o volume de transações de certificados passou de 2,5 milhões em 2019 para 4 milhões em 2020 e em 2021 já foram emitidos quase 5 milhões, demonstrando o interesse das geradoras de energia no documento. A previsão da companhia é de que até o final deste ano sejam emitidos cerca de 10 milhões de IRECs.

 

Disponível em: https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/greenyellow-atinge-volume-de-127-mil-certificados-i-recs-emitidos-no-brasil/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.