Case de sucesso: sustentabilidade em alta, conta de energia em baixa na Rede Assaí

Com mais de 180 lojas espalhadas por todo o Brasil, a rede atacadista Assaí é dona de números que impressionam. Posicionada entre as 10 maiores empresas empregadoras do país, seus mais de 50 mil colaboradores atendem a cerca de 30 milhões de clientes todos os meses. Porém, havia também um outro número preocupante: a conta de energia gerada por toda essa estrutura.
Em tempos onde o mundo todo olha para questões ambientais e sustentabilidade com grande atenção, reduzir aqueles gastos era mais que uma questão orçamentária: era um projeto a favor do planeta, e tornou-se um dos objetivos primários da rede.
A decisão de optar pela GreenYellow para encarar o novo desafio foi natural, por conta de projetos em energia solar bem-sucedidos já realizados em anos anteriores.

O projeto

Inicialmente, 34 unidades da rede Assaí, todas situadas na região nordeste, foram as escolhidas como parte de um projeto de migração e venda de energia no Mercado Livre. No total, foram comercializados mais de 117 GWh anuais, equivalentes a mais de 52 mil casas, com fonte 100% renovável. Todo o processo começou ainda em 2020, com término em fevereiro de 2021.
A GreenYellow foi responsável por todo o processo de migração, bem como realizou o investimento completo para ajuste dos sistemas de medição, alteração necessária para unidades que migram para o Mercado Livre.

Os números

Ainda em 2020, a decisão já se mostrava muito acertada. Até novembro de 2020, a economia com energia já havia sido de R$11 milhões e prometia ser ainda maior, já que, naquele momento, nem todas as lojas escolhidas haviam migrado completamente.
Analisando o impacto ambiental, fica ainda mais evidente a importância do projeto: estima-se que tenham evitado a emissão de 13 mil toneladas de CO2 no meio ambiente. Para efeito comparativo, seriam necessárias 68 mil árvores para absorver essa mesma quantidade.

Próximos passos

O contrato com a rede Assaí tem duração de 15 anos, no qual a GreenYellow é responsável pela venda de energia, além da gestão dos contratos de energia por todo o período.
E você, acredita que é possível implementar projetos semelhantes em sua empresa? Entre em contato com a GreenYellow agora mesmo e vamos juntos entrar em uma nova era energética dentro da sua realidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.