Como a energia solar pode tornar sua empresa mais competitiva

Quando falamos sobre crescimento de um negócio, imediatamente vem à cabeça o aumento do faturamento. Com certeza esta é uma questão bastante importante, mas não é o único fator que faz a balança pender em direção à prosperidade. Redução dos custos, aumento de credibilidade e pensamento a longo prazo são também alguns pontos que levam muitas empresas ao sucesso. Podemos chamar essa união de fatores de vantagens competitivas.

Se a teoria de estruturar um modelo de negócio com diferenciais competitivos parece fácil, a solução prática pode estar muito mais ao alcance da sua empresa do que você imagina. Por isso, hoje vamos falar sobre energia solar, ESG (Environmental, Social and Governance) e como isso pode tornar a sua empresa mais competitiva.

 

Os conceitos

Energia solar é basicamente uma energia limpa, renovável e sustentável, que funciona captando a irradiação solar para gerar energia, com menos resíduos e menores danos ao meio ambiente. Por isso mesmo é que ela está intimamente ligada ao conceito do ESG.

Traduzindo de forma livre, ESG é uma sigla que significa Ambiental, Social e Governança. Sua função é indicar o quanto uma empresa está preocupada em reduzir seus impactos ambientais e se adota posturas responsáveis quanto à natureza e à sociedade.

Essa postura empresarial não somente atrai bons olhos dos consumidores e mídia, como também aumenta a possibilidade de captar recursos. Investidores pelo mundo buscam por negócios rentáveis e sustentáveis que estejam mirando o futuro. Empresas com práticas de ESG, principalmente as de capital aberto, tendem a receber mais investimentos e consequentemente, aumentam o seu valor.

Confira como a transição energética auxilia nas práticas de ESG:

 

Impacto positivo no negócio

É muito fácil conectar o uso de energia solar às práticas de ESG, mas como podemos ligar isso tudo a diferenciais competitivos de um negócio?

A primeira vantagem do uso de energia solar está na redução de custos. Apesar de haver um investimento inicial para adquirir e instalar os equipamentos de captação dessa energia, a redução de despesas a médio/longo prazo se justifica. A redução do custo de energia varia de 25-45%, a depender da modalidade e perfil de consumo da unidade consumidora, o que revela que além de sustentável a ação é benéfica também financeiramente. Além disso, a vida útil dos equipamentos é bem longa e sua manutenção tem baixo custo.

Além da redução de despesas, a prática de ESG, como o uso de energias renováveis, tem um forte impacto no aumento da credibilidade de uma empresa. Visões sustentáveis ganham cada vez mais o mercado, atraindo novos clientes e investidores conscientes todos os dias. Como prova disso, mesmo diante de um cenário pandêmico, o uso de fonte solar fotovoltaica cresceu mais de 40% em 2020.

Quando falamos que o uso de energia está intimamente ligado às práticas de ESG, é porque seu impacto socioeconômico é bastante notável. Desde 2012, o setor gerou mais de 190 mil empregos no Brasil segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Mesmo em meio à pandemia, mais de 50 mil empregos foram criados, atraindo R$ 8,6 bilhões em investimentos privados.

De forma geral, o uso de energia solar impacta diretamente em três frentes muito relevantes no modelo de negócio de uma empresa: redução de custos, aumento da credibilidade e atração de investimentos.

Ainda é importante lembrar que, se por um lado, empresas que praticam atividades sustentáveis adquirem novos adeptos a cada dia, empresas com grande impacto ambiental passam a receber cada vez mais boicotes e debandada de consumidores.

 

Sustentabilidade na prática

Como podemos ver, as práticas de ESG, associadas aqui ao uso de energia solar, trazem benefícios para uma empresa muito além de reduzir a sua conta de energia. São um passo importante em direção ao futuro, onde será possível consumir energia de forma cada vez mais sustentável e lucrativa.

Esse é o princípio da GreenYellow, que quer estar ao seu lado para fazer uma transição energética rentável para você e boa para o planeta. Clique aqui (https://greenyellow.com.br) para acessar o site da GreenYellow e encontre soluções inteligentes e integradas para transformar o seu ecossistema energético e implementar no seu negócio vantagens competitivas que vão favorecer você e todo o mundo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.