Mercado Livre de Energia: corte até 45% dos gastos no varejo

Energia elétrica é uma realidade tão presente no nosso dia a dia que é impossível imaginar qualquer tipo de negócio sem o uso dela. No varejo, não é nem um pouco diferente.

Esse custo já está tão inserido no nosso dia a dia que muitos empreendedores sequer sabem que existem soluções para reduzi-lo.

Fique tranquilo, pois pensar em soluções em energia é com a GreenYellow mesmo. Hoje vamos falar sobre o Mercado Livre de Energia e como ele pode reduzir até 45% dos gastos com energia no varejo.

 

O que é o Mercado Livre de Energia

Existem dois ambientes de contratação de energia no país: Mercado Tradicional Cativo e o Mercado Livre de Energia.

O Mercado Cativo funciona no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e possui tarifas de energia reguladas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), não podendo ser negociadas pelos consumidores. É a famosa conta de energia que chega na sua empresa, sendo contratada obrigatoriamente junto à distribuidora da área de concessão, como é o caso da ENEL, LIGHT, entre outras.

Já o Mercado Livre de Energia, como o nome diz, é mais livre. Trata-se de um ambiente competitivo, onde é possível negociar a compra de energia elétrica sob condições acordadas entre cliente e gerador de energia diretamente. Desse modo, é possível escolher fornecedor, quantidade contratada, fonte de energia, período de contratação, forma de pagamento e muito mais.

O resultado dessa negociação é também a redução de custos pelo fato de se comprar diretamente do fornecedor e dentro de um ambiente competitivo. Essa economia gira, em média, entre 25% e 45%, a depender da tarifa atual no Mercado Livre e região do país.

É importante lembrar que nem todo mundo pode migrar para o Mercado Livre de Energia. Existe uma carga ou tensão mínima utilizada para se aderir a este tipo de contratação.

Clique aqui para saber se você pode migrar para o Mercado Livre de Energia.

 

Estudo de viabilidade 

Migrar a forma de contratar energia não é tão simples quanto trocar uma operadora de celular. Antes de fazer a migração, é preciso levar em consideração algumas informações para uma tomada de decisão assertiva.

Por isso é necessário realizar um “estudo de viabilidade”, que é uma avaliação detalhada, feita por empresa especializada, onde o consumo histórico é analisado e diversos cenários de contratação são simulados para comparar os custos entre o Mercado Livre e o Mercado Cativo. Dessa forma, é possível garantir que a migração realmente trará vantagem econômica para a empresa.

Clique aqui para conhecer mais sobre o estudo de viabilidade

 

Um exemplo de sucesso

Selecionamos um de nossos cases de sucesso para que você entenda como o Mercado Livre de Energia pode ter um impacto significativo para os varejistas.

Uma grande rede atacadista nacional nos procurou para realizarmos uma análise de viabilidade de migração para o Mercado Livre de Energia de suas unidades na Região Nordeste. No estudo, identificou-se que 34 unidades possuíam um grande potencial de migração, pois atendiam aos requisitos mínimos e apresentavam um ganho significativo na redução do custo de energia.

Alguns dos benefícios apresentados para o nosso cliente foram: melhor custo de energia, previsibilidade no orçamento (dado que o contrato é de longo prazo), poder de decisão para garantir a melhor performance e a otimização dos contratos e operações.

– Cada unidade teve uma redução entre 32% e 51% no custo de energia;

– No total, mais de 11 milhões de reais foram economizados em menos de um ano;
– Evitamos a emissão de aproximadamente 13 mil toneladas de CO2 no período pela compra de 117 GWh de energia renovável.

Viu como funciona? Se você quiser que esta realidade seja também a de sua empresa, não perca mais tempo. Venha agora mesmo falar com a gente e vamos trabalhar juntos para que todas as melhores medidas sejam realizadas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também pode se interessar por:

Se inscreva para receber nossas newsletter e acompanhar todas as novidades GY.