Case de sucesso

Usina Fotovoltaica – Claro

Shift Production

A Claro, líder em telecomunicações na América Latina, fechou uma parceria com a GY para o desenvolvimento de usinas solares em todo o país. O projeto, que abastece as operações da Claro com energia limpa e renovável, representa um avanço na busca pela sustentabilidade no setor de telecomunicações.

O projeto também mostra como a Claro está comprometida em liderar essa transformação, buscando soluções que promovam o consumo de energia renovável e a preservação do meio ambiente.

Programa Energia da Claro

Criado em 2017, o programa “Energia da Claro” tem o objetivo de fornecer energia limpa para as instalações da empresa em todo o país. Atualmente, é o maior programa de geração distribuída de energia no Brasil entre as empresas privadas e o primeiro setor.

O programa conta com um conjunto de 70 usinas solares distribuídas em todo o país, que abastecem com energia renovável mais de 20 mil unidades consumidoras e atendem a mais de 60% das antenas da Claro.

A Claro pretende garantir mais de 600 GWh/ano para o atendimento às suas necessidades energéticas, incluindo torres e outras infraestruturas das redes móvel e fixa, data centers e outras instalações.

Para alcançar uma carga total de mais de 100 MW, a empresa espera ter cerca de 80% atendidos por contratos com usinas de energia renovável, principalmente com soluções de Geração Distribuída (GD).

A GreenYellow é a parceira principal do programa Energia da Claro.

Ao total, a GreenYellow entregará 16 usinas solares que somam 76,3 MWp à Claro, ou quase 150 GWh de produção anual, o que contribuirá significativamente para a redução da pegada de carbono da empresa. A energia gerada pelas usinas será utilizada para abastecer as torres de telecomunicações, data centers e outras instalações da Claro em todo o país.

A parceria entre a Claro e a GreenYellow é um passo fundamental para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade. As usinas garantem uma ampla utilização de energia limpa e renovável, evitando a emissão de mais de 20 mil toneladas de CO2 anualmente, segundo os resultados previstos para a parceria.

Soluções:

  • Realizamos o projeto, a implantação e a operação de 16 usinas fotovoltaicas nas modalidades de Geração Distribuída.
  • 76,3 MWp de potência instalada;
  • 150 GWh de produção anual;
  • Mais de 234.000 painéis instalados;
  • Equivalente a mais de 14.800 toneladas de CO2 evitadas;
  • 100% do investimento sob responsabilidade da GreenYellow.

Benefícios:

  • Redução das despesas energéticas com a redução do preço da energia;
  • Previsibilidade com os custos;
  • Redução da pegada de carbono;
  • Energia garantida a longo prazo.