Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

imagem Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

Conheça os projetos de iluminação inteligente da GreenYellow que resultaram em mais eficiência energética para uma gigante do varejo brasileiro.

Fundada em 2010, o Grupo Casas Bahia (antiga Via Varejo) é a empresa por trás das operações de algumas das lojas mais famosas do Brasil. Entre as marcas que habitam seu portfólio, encontramos as redes Ponto Frio e Grupo Casas Bahia (físicas e virtuais), além do e-commerce Extra.com.br.

O setor de varejo é conhecido por seu alto consumo de energia, impulsionado pela necessidade de manter lojas bem iluminadas, estoques controlados e centros de distribuição operando. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), as despesas com energia elétrica representam entre 1% e 2% do faturamento de uma empresa do setor

Para enfrentar esse desafio de aumentar sua eficiência energética, a Via Varejo, atualmente Grupo Casas Bahia, buscou a parceria estratégica da GreenYellow.

Confiando na nossa experiência de mais de 10 anos fornecendo soluções inovadoras em energia para as empresas brasileiras, a Via Varejo (Grupo Casas Bahia) conseguiu transformar em oportunidades de economia e sustentabilidade os seus maiores desafios com consumo energético. Continue a leitura para conhecer mais sobre esse case de sucesso!

Grupo Casas Bahia e a busca por eficiência energética

Empresas com operações em larga escala são grandes consumidoras de energia e, por conseguinte, geram um impacto no meio ambiente. A eficiência energética, nesse contexto, significa otimizar o uso de energia, reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental.

É o caso da Via Varejo, hoje Grupo Casas Bahia, que ocupa atualmente o 4° lugar no ranking das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro. Esse estudo, elaborado pela SBVC, também indica que o faturamento da Via soma cerca de 39 bilhões em vendas no ano.

A empresa está presente em mais de 400 cidades do Brasil, 20 estados e no Distrito Federal. No total, são cerca de 50 mil colaboradores e mais de 900 lojas em operação.

Para dar conta de toda a demanda gerada pelos consumidores — aproximadamente 1 milhão de entregas mensais —, a varejista conta com 26 Centros de Distribuição (CD), uma área total de armazenagem que soma 10 milhões de m³ e uma frota com mais de 3 mil veículos.

Gerenciar e armazenar tantos produtos dentro de um enorme galpão exige, além de uma logística eficiente, um plano otimizado para o consumo de energia. Foi com isso em mente que a Via Varejo (Grupo Casas Bahia) contatou a GreenYellow e deu início a um projeto de eficiência energética.

A diversidade de atuações da GreenYellow com a Via Varejo (Grupo Casas Bahia)

A expertise da GreenYellow mostra que economia de energia, automação e sustentabilidade podem ser alcançadas em qualquer ambiente dentro de uma empresa, seja em centros de distribuição, seja em sedes corporativas.

Atuamos em diferentes áreas para garantir eficiência energética aos nossos parceiros: iluminação, qualidade de energia, refrigeração comercial e industrial, ar-condicionado e automação inteligente.

Para a parceria da GreenYellow com a Via Varejo (Grupo Casas Bahia), todas as nossas soluções foram realizadas com base em um novo projeto luminotécnico com implantação de uma automação inteligente. O modelo de negócio foi um contrato de Performance, em que a economia gerada foi garantida durante todo o contrato, com duração de 5 anos.

Na prática, um projeto de iluminação inteligente inclui:

  • sensores de luminosidade;
  • plataforma e software de gerenciamento;
  • controle total da iluminação;
  • sensores de presença e ocupação;
  • dimerização;
  • configurações personalizadas.

Com essas medidas, foi possível economizar energia, aumentar a produtividade e garantir mais segurança e bem-estar aos funcionários. Tudo isso com a vantagem de ser mais sustentável, uma vez que a empresa conseguiu reduzir suas emissões de carbono.

Case de Sucesso GreenYellow Via Varejo (Grupo Casas Bahia) Centro de Distribuição

Os projetos e os resultados da parceria

Agora que você já conhece a Via Varejo (Grupo Casas Bahia) e a parceria da empresa com a GreenYellow, vamos aos projetos de eficiência energética e os resultados dessa parceria em números. Confira logo abaixo!

Centro de distribuição em Camaçari

A GreenYellow enfrentou o desafio de reduzir o consumo de energia no centro de distribuição da Via Varejo (Grupo Casas Bahia) localizado em Camaçari, cidade do estado da Bahia. O projeto envolveu a substituição de equipamentos obsoletos de iluminação por sistemas de alta eficiência, proporcionando mais conforto aos colaboradores com custos reduzidos.

Nossos esforços se traduziram em uma economia anual de 320 mil reais para a empresa, evitando a emissão de 35 toneladas de CO₂ a cada ano. Além disso, conseguimos uma redução de 37% no consumo de energia do centro de distribuição, o que resultou em uma economia total de 778 MWh de energia por ano.

Centro de distribuição em Jundiaí 

No centro de distribuição da Via Varejo (Grupo Casas Bahia) em Jundiaí, interior de São Paulo, o nosso projeto de iluminação inteligente também alcançou bons níveis de economia de energia e emissões de CO₂, enquanto substituía equipamentos por sistemas de alta eficiência. Neste projeto foi utilizado um sistema inteligente de automação contando com sensores de presença, automação horária e dimerização da luz em função da iluminação natural.

Além de uma economia de mais de 2 milhões de reais por ano, conseguimos uma economia total de 6,5 GWh de energia. Isso se traduz em uma diminuição de 45% no consumo de energia e em 270 toneladas de CO₂ a cada ano que não foram emitidas.

O processo de implementação do projeto não interferiu em nada na dinâmica do centro de distribuição de Jundiaí, sendo realizado até mesmo no período da Black Friday, que é um momento crítico da operação.

Sedes corporativas

A GreenYellow realizou um retrofit de iluminação em 4 sedes corporativas da Via Varejo (Grupo Casas Bahia) para melhorar a eficiência energética desses ambientes. O objetivo era reduzir os gastos com energia e contribuir para práticas mais sustentáveis.

Conquistamos uma economia anual de mais de 545 mil reais e evitamos a emissão de 47 toneladas de CO₂ a cada ano. Além disso, alcançamos uma redução de 10% no consumo de energia, resultando em uma economia anual de 1.112 MWh de energia.

Lojas (Grupo Casas Bahia e Ponto Frio)

A GreenYellow também executou um amplo projeto de retrofit de iluminação em 339 lojas do Grupo Casas Bahia e do Ponto Frio, focando em reduzir os custos operacionais e promover a sustentabilidade ambiental.

Essas lojas, frequentadas por clientes diariamente, requerem soluções específicas que proporcionem economia de energia e conforto para os consumidores.

Obtivemos uma economia anual de 15 milhões de reais para as lojas, evitamos mais de 1.270 toneladas de CO₂ a cada ano e alcançamos uma redução média de 39% no consumo de energia, o que se traduziu em uma economia de mais de 30 GWh de energia por ano.

Projetos de eficiência energética são excelentes para todo tipo de empresa, e o melhor de tudo é que podem ser replicados em outras unidades, caso haja necessidade.

Se você está à procura de uma empresa especializada no assunto, a GreenYellow tem soluções inteligentes em energia que se adaptam aos mais diversos modelos de negócio no mercado de varejo, logística, indústria e prédios comerciais.

Fale agora mesmo com a nossa equipe e aproveite para dar início a um projeto de eficiência energética no seu negócio!

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Carport solar: a revolução em estacionamentos sustentáveis

Cinturão solar: potencial e desafios na geração de energia sustentável

GreenYellow diversifica portfólio solar e prevê investimento de R$400 milhões na operação brasileira até o fim deste ano

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio