Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

imagem Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Como ter uma empresa sustentável? Com mais de 280 lojas espalhadas por todo o Brasil, o Assaí Atacadista é uma verdadeira gigante do Cash&Carry. E, mesmo diante de tamanho sucesso e forte expansão, a Cia possui um sólido planejamento de eficiência energética e promove uma série de iniciativas para garantir o desenvolvimento socioambiental em um cenário de aumento da demanda por recursos naturais e agravamento da crise ambiental.

Este cuidado está alinhado ao compromisso da empresa em reduzir 38% das suas emissões até 2030, tendo como base o total emitido por sua operação em 2015, sendo que neste ano a Companhia contava com 95 unidades em funcionamento.

Ainda, segundo uma análise da consultoria Bain Company feita com quase 5 mil consumidores, o estudo apontou que mais de 50% dos participantes¹ frequentemente compram de empresas comprometidas com o meio ambiente. Isso demonstra que o compromisso com a sustentabilidade tem um peso considerável na decisão do consumidor do segmento de varejo e atacado.

Sabendo disso, o Assaí contou com a GreenYellow para a implementação de projetos de descarbonização que influenciam a maneira como todos percebem a empresa atacadista.

Na GreenYellow, a abordagem visa fornecer um apoio integral e multifacetado no ecossistema energético dos nossos clientes. Entendemos que cada empresa tem necessidades únicas e, por isso, atuamos em diversas frentes, desde a otimização do consumo de energia com projetos de eficiência energética até a implementação de soluções inovadoras em energia renovável.

Nosso objetivo é não apenas ajudar na redução de custos e na sustentabilidade ambiental, mas também em garantir um fornecimento de energia confiável e eficiente, alinhado às metas de cada empresa no cenário energético atual.

Continue para saber mais sobre esse case de uma empresa sustentável, seus resultados e como outras frentes de trabalho podem se beneficiar dessa estratégia!

Os projetos no Assaí Atacadista

Inicialmente, 7 lojas do Assaí foram as escolhidas como parte de um projeto de implementação de telhados solares, seguidos por um projeto de migração e venda de energia no Mercado Livre de Energia para 34 unidades no Nordeste e mobilidade elétrica.

Abaixo, descubra todos os detalhes sobre cada um dos projetos e os resultados para o Assaí.

Instalação de telhados solares

A parceria entre a GreenYellow e o Assaí também inclui um projeto de longo prazo: um contrato de 25 anos para a instalação de telhados solares em várias unidades da rede atacadista distribuídas pelo país.

Os telhados solares são instalações compostas por painéis solares que captam a luz do sol e a convertem em eletricidade. Esses painéis são montados no topo de edifícios, como supermercados e atacadistas, e transformam a energia solar em energia elétrica limpa.

Os resultados desse projeto foram os seguintes:

  • mais de 7.000 mil painéis solares instalados nas unidades de Duque de Caxias (RJ), Londrina (PR), Goiânia (GO), Várzea Grande (MT), Rio de Janeiro (RJ), Cabo Frio (RJ) e Rio Verde (GO);
  • uma potência instalada de 3,7 MWp, o que é equivalente ao abastecimento de 2.700 casas por ano;
  • uma produção anual de 5,4 GWh de eletricidade a partir de fonte solar;
  • a redução de 230 toneladas de dióxido de carbono (CO2) anualmente que não foram emitidas na atmosfera, contribuindo assim para a mitigação das mudanças climáticas.

Essa iniciativa conjunta entre a GreenYellow e o Assaí demonstra como a adoção de energia solar pode beneficiar tanto as empresas quanto o meio ambiente.

Telhado solar GreenYellow parceira com Rede Assaí

Migração para o Mercado Livre de Energia e venda de energia

A partir de 1º de janeiro de 2024, todos os consumidores de energia em alta ou de média tensão passam a poder migrar para o Mercado Livre de Energia e, assim, ter o direito de escolher livremente os seus próprios fornecedores de recursos energéticos.

De olho nessa tendência há muito tempo, o Assaí começou já em 2019 a migração das suas lojas do Mercado Cativo para o Mercado Livre de Energia e compra de energia renovável.

No mês de Maio de 2023, a GreenYellow reforçou ainda mais esse compromisso com um contrato com o Assaí para o fornecimento de energia renovável no montante de 22 MW médios. 

O acordo expande a capacidade de geração de energia limpa do Assaí, reafirmando o compromisso mútuo com a sustentabilidade.

Emissão de I-RECs

A emissão de I-RECs (International Renewable Energy Certificates) no Mercado Livre de Energia é um processo crucial para as empresas que desejam validar sua utilização de energia limpa. Os I-RECs representam um certificado de origem que comprova que a energia consumida provém de fontes renováveis. Esse sistema de certificação garante a rastreabilidade e a transparência, assegurando que a energia utilizada pelas empresas seja realmente sustentável.

Para o Assaí Atacadista, a GreenYellow vendeu 230 mil certificados I-REC, no último semestre, que representam o equivalente ao consumo de energia de 194 lojas da empresa atacadista.

Os certificados I-REC são parte integrante do sistema global de certificação e rastreamento de atributos ambientais de energia renovável. Eles atestam de forma transparente e confiável que a energia adquirida é proveniente de fontes limpas, como a energia solar e eólica, sem emissões prejudiciais ao meio ambiente.

A aquisição de certificados I-RECs com a GreenYellow faz parte da estratégia de descarbonização das lojas do Assaí Atacadista, que já tem como resultado mais de 22 mil toneladas de CO2 não emitidas na atmosfera

Essa colaboração entre a GreenYellow e o Assaí mostra como as empresas podem contribuir com a transição para uma energia limpa e a construção de um futuro sustentável, ao mesmo tempo em que reforçam suas credenciais ecológicas por meio dos I-RECs.

Mobilidade elétrica

A parceria entre a GreenYellow e o Assaí Atacadista trouxe um benefício para os clientes da rede: a disponibilização de um serviço gratuito de recarga elétrica para veículos elétricos em suas lojas

Esse serviço é possibilitado por meio de recarregadores elétricos, estruturas de recarregamento projetadas para abastecer veículos elétricos com energia elétrica. 

Eles são fundamentais para facilitar a transição dos veículos a combustão para veículos elétricos, uma vez que permitem que os proprietários de carros elétricos recarreguem suas baterias de maneira conveniente e acessível.

Confira outras características desse projeto com o Assaí Atacadista:

  • instalação de mais de 80 eletropostos com uma capacidade de 22 kW cada;
  • mais de 27 dessas unidades foram implementadas em menos de 6 meses;
  • energia 100% renovável fornecida nos eletropostos instalados;
  • disponibilização de software para a gestão e operação dos eletropostos.

A instalação de eletropostos representa a contribuição do Assaí em direção a um futuro mais limpo e sustentável, ao mesmo tempo em que atende às necessidades dos clientes da rede que optam por veículos elétricos.

Parceria com Rede Assaí e GreenYellow para mobilidade elétrica: empresa sustentável.

Os benefícios da parceria com a GreenYellow

Com a parceria da GreenYellow de descarbonização, sua empresa pode aproveitar os benefícios de economizar na conta de luz e ser mais amiga do meio ambiente. 

Desde a atualização dos equipamentos de refrigeração até a implementação de energia solar, soluções de iluminação e mobilidade elétrica, a GreenYellow está na vanguarda das soluções voltadas para a sustentabilidade e a redução dos custos energéticos.

Veja mais sobre as vantagens da parceria com a GreenYellow que podem fazer diferença para o seu negócio.

Previsibilidade com os custos

Ao adquirir energia no Mercado Livre, as empresas têm a capacidade de negociar contratos com fornecedores confiáveis, como a GreenYellow. Esses contratos especificam os preços e as condições de fornecimento de energia por um período estendido, fazendo com que a empresa não fique exposta a flutuações do custo da energia no curto prazo.

Redução da pegada de carbono

Com fontes de energia renovável e eficiência energética, as emissões de gases de efeito estufa são consideravelmente diminuídas. Esse resultado acaba contribuindo com o alcance de metas de sustentabilidade e aproxima as empresas dos princípios ESG.

Redução nos custos de energia

Com a GreenYellow, as empresas podem esperar uma significativa redução nos custos de energia. Ao implementar soluções de eficiência energética e adotar fontes de energia renovável, nossos clientes conseguem diminuir substancialmente suas despesas com energia elétrica. Essa economia não só alivia o orçamento operacional, mas também contribui para um perfil corporativo mais sustentável, criando uma sinergia entre eficiência financeira e responsabilidade ambiental.

Com projetos que reduzem despesas energéticas, garantem previsibilidade com os custos, diminuem a pegada de carbono e asseguram energia a longo prazo, a GreenYellow é uma empresa 360°, capaz de oferecer soluções em todas as frentes de eficiência energética.

E você, acredita que é possível tornar sua empresa sustentável? Entre em contato com a GreenYellow e vamos juntos entrar em uma nova era energética no seu mercado varejista.

¹ https://www.bain.com/pt-br/about/media-center/press-releases/south-america/2021/esg-in-retail-more-than-50-of-customers-prioritize-sustainable-companies-in-their-choices-points-bain/

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Cinturão solar: potencial e desafios na geração de energia sustentável

GreenYellow diversifica portfólio solar e prevê investimento de R$400 milhões na operação brasileira até o fim deste ano

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio