Empresa do grupo Casino anuncia joint venture para soluções em energia voltadas ao mercado B2B
Tecnologia disponível no Brasil ganha forte aliado na França: GreenYellow está em trâmites finais para associar-se à ENGIE E&C, companhia especialista em eficiência energética.
A Green Yellow, subsidiária do grupo Casino responsável por implementar os painéis solares que garantiram cerca de 40% de energia em lojas do GPA no Brasil, está ampliando sua atuação na França. A companhia anuncia que está em andamento um plano para criação de uma joint venture com a ENGIE E&C, outro grande player em eficiência energética. Pioneiras no setor, as empresas viabilizam a associação como forma de combinar suas experiências e soluções tecnológicas a fim de despontar no mercado B2B e atender a mercados e comunidades locais.
Para a Green Yellow – uma das principais companhias de geração de energia solar distribuída das últimas décadas –, a joint venture representa duas oportunidades: a liderança em transmissão de energia no país e o domínio do ramo de investimento em tecnologia solar integrada para edifícios. Ao oferecer infraestrutura para que as comunidades locais produzam sua própria fonte renovável, a joint venture cumprirá com dois de seus principais compromissos: a redução de custos e a disseminação da cultura do autoconsumo. A parceria entre as duas empresas também aproveitará a expertise já acumulada pela ENGIE E&C – que atende diariamente cerca de 45 mil clientes – e viabilizará o oferecimento de energia ao mercado B2B por meios limpos, acessíveis e locais.
A ideia está em linha com a descentralização do mercado de produção de energia e, consequentemente, acompanha a tendência ao uso de recursos renováveis: de acordo com estudos recentes, fatores como custo e valorização da sustentabilidade têm aumentado a demanda do setor pela produção local de energia; ao mesmo tempo, conforme aponta um levantamento feito pela French Environment and Energy Management Agency (ADEME), o desenvolvimento de fontes alternativas na França está avançando a passos largos, e estima-se que o país atinja um mix energético composto por fontes 100% renováveis até meados de 2050.
A GreenYellow possui mais de 2.000 projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 500 somente no Brasil. Por meio da subsidiária, o Grupo Casino registrou uma redução de 2% no consumo de energia em suas lojas globalmente em 2017, de acordo com o relatório de responsabilidade social e corporativa da companhia.
Eficiência energética é diferencial do GPA no mercado brasileiro após adoção das soluções GreenYellow
No Brasil, o GPA investe desde 2015 em diversas soluções que, juntas, proporcionaram a economia de aproximadamente 25% de energia elétrica em cada uma de suas 2.000 unidades. Dentre elas, a instalação das placas fotovoltaicas nos telhados das lojas, permitindo que parte do consumo de eletricidade seja feito por meio de energia limpa e renovável.
Em Goiânia, por exemplo, em uma loja da rede Assaí Atacadista, o GPA implantou a maior usina de energia solar em região urbana do país, responsável por gerar 34% do consumo de energia elétrica desta unidade. A perspectiva é que, em 25 anos de operação, a loja de Goiânia evite traga uma economia de R$ 2,8 milhões na conta de luz. De acordo com o GPA, o intuito é de que este projeto aplique a outras lojas orgânicas do Assaí.
A primeira unidade do grupo a adotar a tecnologia GreenYellow no país foi o Minuto Pão de Açúcar em Campinas (SP), em 2016, em uma área de aproximadamente 53 m² no telhado da loja, com potência instalada de 8 kWp.
*A transação está sujeita à aprovação regulatória e, no caso da ENGIE, requer consulta prévia aos órgãos representativos dos funcionários da companhia.