Energy as a Service: conheça o modelo de negócio!

imagem Energy as a Service: conheça o modelo de negócio!

A necessidade de energia elétrica está aumentando continuamente, e o modelo de energia conhecido como Energy as a Service é uma das soluções oferecidas no mercado atual.

Dados da Agência Internacional de Energia estimam que as demandas de energia dos mercados emergentes e economias em desenvolvimento causarão um aumento de 27% na demanda global de energia. Na indústria e em empresas de grande porte, o consumo energético é cada vez maior, demandando soluções que ofereçam maior controle e redução de custos.

Somado a isso, há uma emergência no mundo por fontes de energia sustentáveis que possam se contrapor à queima de combustíveis fósseis, como carvão, óleo e gás natural, que são a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo.

Em resposta a esse contexto, empresas que buscam maior eficiência em termos de energia podem usufruir do modelo conhecido como Energy as a Service.

Continue a leitura e entenda mais sobre como funciona essa solução!

O que é Energy as a Service?

Energy as a Service, conhecido pela sigla EaaS, é um modelo de negócios em que os clientes pagam por um serviço de energia sem ter que fazer nenhum investimento inicial. O modelo geralmente assume a forma de um plano de assinatura oferecido por uma empresa de serviços que, em troca do pagamento recorrente, fornece a prestação do serviço e, em alguns casos, a energia também.

O EaaS é um dos muitos modelos de financiamento “as a Service” que surgiram nos últimos anos. De assinaturas de software a serviços de streaming, o modelo é popular porque permite que o consumidor renuncie a investimentos iniciais caros e conte com uma empresa especializada para cuidar da manutenção e do suporte ao cliente.

O tamanho do mercado global de energia como serviço (EaaS) deve crescer de 70,46 bilhões em 2022 para 147,56 bilhões de dólares até 2029, exibindo um CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 11,1% durante o período.

À medida que o modelo cresce no mundo, as provedoras de Energy as a Service não só fornecerão eletricidade, mas também outros serviços correlacionados, desde a consultoria até a instalação da infraestrutura e ferramenta para o controle de consumo.

Como funciona?

Assim como a Netflix usou plataformas digitais individualizadas e serviços baseados em assinatura para substituir locadoras de vídeo tradicionais, os provedores EaaS estão usando plataformas semelhantes e pagamentos baseados em assinatura para dar suporte a um mercado de energia cada vez mais descentralizado.

Atualmente, os provedores de energia que usam o modelo EaaS têm como foco indústrias e comércios de grande porte, pois são estabelecimentos com máquinas pesadas e várias unidades de consumo de energia elétrica. No entanto, em alguns países já existem empresas do mercado que fornecem planos de assinatura para ambientes domésticos.

O provedor EaaS é responsável por todo o investimento em infraestrutura e manutenção dos equipamentos implantados para execução do serviço. Empresas EaaS de energia solar, por exemplo, podem cuidar da instalação de painéis fotovoltaicos ou telhados solares na localidade onde será consumida a energia produzida. 

Outra aplicação do EaaS é em eficiência energética em ar-condicionado. Aqui, a empresa faz a implantação do sistema e cobra o empreendimento pela disponibilização do ar refrigerado.

No período de vigência do contrato, o cliente pode entrar em contato com a empresa EaaS a qualquer momento se o equipamento instalado precisar ser consertado ou substituído.

Quais os benefícios do modelo EaaS?

Os aumentos na conta de luz e o fato de que a energia representa uma grande parte do orçamento das empresas fazem com que muitos empreendedores busquem uma solução para reduzir essa enorme despesa. Com o modelo EaaS, o seu negócio pode contar com esse e outros benefícios.

Confira as principais vantagens do modelo a seguir.

Sem investimento inicial

A empresa fornecedora de energia é a responsável por todo o investimento de capital para a implantação de um projeto, além das etapas de gestão e operação dos ativos durante o período acertado em contrato. Ou seja, o cliente não precisa arcar com instalação ou manutenção de equipamentos.

Sustentabilidade

A constante mudança no mundo da energia está levando ao surgimento de novos modelos capazes de aumentar o valor do fornecimento de energia por meio da integração de sistemas de produção com foco na sustentabilidade.

Nesse sentido, o modelo EaaS oferece uma oportunidade às organizações que desejam investir em energia renovável e redução do consumo de energia. Empresas já podem se beneficiar, por exemplo, de um modelo de Energia Solar “as a Service”, pagando um plano de assinatura mensal em troca do consumo de energia 100% limpa.

Personalização

Você pode não saber quais novos sistemas de iluminação ou resfriamento com eficiência energética serão os mais adequados no contexto do seu negócio. Mas uma empresa EaaS vai trabalhar com você para criar uma solução exclusiva para sua atividade.

As empresas EaaS costumam construir soluções sob medida para o cliente, de modo que o projeto resulte em uma redução efetiva do consumo e das despesas de energia elétrica.

Para isso, será necessário analisar aspectos como os aparelhos existentes que consomem energia no local e os medidores. Em seguida, a equipe da empresa trabalhará com você para escolher a infraestrutura que melhor se adequa à sua propriedade.

Como o modelo EaaS aumenta a eficiência energética?

O Energy as a Service é o modelo perfeito para empresas interessadas em obter o maior desempenho energético com o mínimo de energia possível e, como resultado, ainda ganhar uma economia na conta de luz. 

Porquinho com moedas simbolizando a economia de investir em Eaas

Seu negócio economizará dinheiro a longo prazo e ainda ajudará a combater as mudanças climáticas. Afinal, ao reduzir o consumo de energia das redes elétricas tradicionais, que geram energia a partir da queima de combustível fóssil, você pode contar também com fontes de energia limpas (como a energia solar) fornecidas no modelo EaaS.

Chegamos ao final do guia sobre o Energy as a Service. Como vimos até aqui, trata-se de um modelo de negócio que pode aumentar a sustentabilidade do seu negócio e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro com a conta de energia.

Se você estiver interessado em colher os benefícios do modelo Energy as a Service e iniciar um projeto renovável de eficiência energética, não vá embora sem antes baixar nosso checklist com tudo que você precisa para escolher a parceira ideal nesse processo.

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Transforme seu negócio com o marketing verde: descubra o que é, vantagens e exemplos

Economizar energia com inovação: o impacto das soluções de eficiência energética na Leroy Merlin

Eficiência energética na indústria: confira as tendências do setor

GreenYellow fecha parceria com Enerzee para expandir atuação no mercado de telhados C&I