Case de sucesso: conheça os resultados da parceria entre GY e VCI S.A.

imagem Case de sucesso: conheça os resultados da parceria entre GY e VCI S.A.

A VCI S.A., responsável pela chegada da marca Hard Rock Hotel no Brasil, está sempre em busca de inovar e superar as expectativas dos seus hóspedes. Nesse sentido, a parceria com a GreenYellow é um bom exemplo de inovação da gigante da indústria hoteleira.

Dois dos hotéis a serem inaugurados pela VCI no país contam com um projeto de eficiência energética encabeçado pela GreenYellow, a fim de que sejam utilizados sistemas modernos de ar-condicionado para as novas unidades da rede que serão inauguradas neste ano.

A indústria hoteleira como um todo é conhecida por sua luxuosidade e conforto, mas essa experiência vem acompanhada de um alto consumo de energia, podendo ser até o segundo maior custo do hotel. Isso não só contribui para o aquecimento global, mas também aumenta os custos operacionais dos hotéis. É aí que entra a importância dos projetos de eficiência energética no mercado de hotelaria.

Nas próximas linhas, vamos entrar em mais detalhes da parceria entre a GY e a VCI. Conheça o desafio e os resultados que estão por trás das próximas unidades da gigante da indústria hoteleira e o papel desempenhado pela GreenYellow.

O desafio: como a VCI chegou a GreenYellow?

O motivo que levou a VCI a buscar a GreenYellow foi a necessidade de soluções modernas e sustentáveis de ar-condicionado em dois hotéis que estão sendo construídos nas localidades de Ilha do Sol (PR) e Lagoinha (CE). 

A adoção de soluções modernas e sustentáveis em um sistema de ar-condicionados pode reduzir significativamente os custos de energia e os custos de manutenção a longo prazo. Além disso, a busca da VCI por soluções de eficiência energética faz parte dos seus esforços de sustentabilidade.

Reduzir o consumo de energia e das emissões de gases do efeito estufa é um imperativo moral e ambiental, e a VCI entende que as empresas de hotelaria podem contribuir para um futuro mais sustentável investindo em soluções energéticas inovadoras.

Os resultados: o que a VCI espera com a parceria da GreenYellow?

Com a parceria da GreenYellow, a VCI espera que a empresa fique responsável pela implantação, gestão técnica e operação dos ativos instalados no negócio do cliente, seguindo o conceito Utilities As a Service (UaaS). A GY ficará responsável também pelo fornecimento de peças de reposição em um estoque crítico para atender eventuais ocorrências urgentes e suporte 24×7 in loco nas unidades.

Segundo Marcelo Xavier, diretor-presidente da GreenYellow, esse modelo de negócio já foi implementado pela companhia em projetos de refrigeração comercial e iluminação no varejo, e agora será aplicado no segmento de hotelaria. 

A seguir, veja em mais detalhes o projeto da GreenYellow em cada um dos hotéis da VCI e os resultados esperados com essa incrível parceria.

A expectativa para o hotel em Lagoinha (CE)

No hotel de Lagoinha, no Ceará, que possui 583 unidades, o projeto da GreenYellow consiste na instalação de 15 chillers a ar com capacidade de 67 TR cada (totalizando 1005 TR), que utilizam gás refrigerante HFC-410A, aprovado pelo Protocolo de Kyoto, o que evita o desperdício de água no sistema, se comparado a um sistema de água gelada.

Esses chillers menores e modulares foram escolhidos para que possam ser acionados de acordo com a ocupação dos ambientes, além de servirem como backups para evitar a interrupção do serviço. O projeto também inclui a instalação de 15 condensadoras de 16HP de VRF (totalizando 240HP). A capacidade total do sistema poderia climatizar o equivalente a 500 lares.

A expectativa para o hotel na Ilha do Sol (PR)

O hotel na Ilha do Sol, no Paraná, possui 509 unidades, incluindo quartos e casas. Em contraste com o projeto em Lagoinha, onde a empresa utilizou um sistema centralizado de chillers, fancoils e fancoletes, o hotel de Londrina adotará o sistema VRF.

A adoção desse sistema tem como foco a preocupação de fornecer tanto resfriamento quanto aquecimento durante o inverno, em vez de se concentrar apenas no resfriamento do ar. Para isso, a GreenYellow utilizará gás refrigerante HFC-410A, em conformidade com o Protocolo de Kyoto.

Alinhado ao conceito de sustentabilidade, o sistema de resfriamento e aquecimento aproveitará o rejeito do calor do ar-condicionado por meio de hydrokit para aquecer a água utilizada no hotel. 

Além disso, ambas unidades contam com iluminação LED de baixo consumo de energia, gerenciada por um sistema de automação e sensores de ocupação, que não fazem parte do escopo da GreenYellow. O empreendimento ainda terá uma estação de tratamento de esgoto, cuja água é reutilizada na irrigação e o lodo serve como adubo para a vegetação.

A previsão é a de que as unidades da parceria da GreenYellow com a VCI sejam inauguradas até o final de 2023.

Os diferenciais de atendimento: por que a GreenYellow? 

Quando se trata de soluções de energia, é essencial encontrar uma empresa que ofereça atendimento de qualidade e expertise técnica. E é exatamente isso que a GreenYellow oferece. Além de ser líder em eficiência energética e energia solar, a GreenYellow é conhecida por seu comprometimento no atendimento ao cliente.

Com uma equipe de profissionais capacitados e experientes, a GreenYellow está pronta para ajudar empresas de diferentes setores a alcançar metas de eficiência energética e sustentabilidade. Desde o primeiro contato, sua empresa será atendida por profissionais dedicados e comprometidos em entender as suas necessidades.

Nossa equipe está disponível para ajudar empresas parceiras em todas as etapas do projeto, desde a concepção até a implementação e monitoramento. Com um atendimento ágil e eficiente, você terá a tranquilidade de saber que sua empresa está em boas mãos. Seja para retrofits ou novos projetos, a GY possui uma solução completa para as empresas.

A parceria entre a GreenYellow e VCI é apenas um exemplo de como projetos de eficiência energética podem trazer benefícios significativos para as empresas. Com um time experiente em soluções energéticas e formado por profissionais qualificados, a garantia de segurança e bons resultados é uma realidade concreta.

Quer saber mais sobre como grandes empresas investem em eficiência energética com as soluções da GreenYellow? Confira aqui outros dos nossos cases de sucesso!

Posts relacionados

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

GreenYellow investe R$ 14,5 mi em contratos de eficiência energética com redes de varejo

Mercado livre de energia: como funciona em 2024?