Entenda o potencial da energia solar para empresas: redução de custos e sustentabilidade

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Com os custos da eletricidade subindo e as políticas ambientais mais rigorosas, a energia solar para empresas se tornou uma solução mais viável e atraente do que nunca. De acordo com o relatório Global Electricity Review 2024 da Ember, a participação da energia solar na matriz energética global aumentou, atingindo 5,5% de toda a energia gerada no mundo

Aqui no Brasil, o cenário também é promissor. A geração de energia solar alcançou a marca de 37,4 GW, colocando o país na 6° posição no ranking global de produção de energia solar fotovoltaica, subindo duas posições em relação à lista anterior, conforme relatório divulgado pela Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena).²

Do ponto de vista das empresas, essa expansão é uma oportunidade única, afinal, a energia solar oferece vantagens econômicas e sustentáveis para os desafios energéticos atuais. Continue e entenda o papel dessa fonte renovável nas organizações!

O que é energia solar e como funciona para empresas? 

A energia solar para empresas consiste na instalação de um sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica limpa e segura. É uma opção de energia inesgotável e não poluente, o que a torna atrativa para empresas preocupadas com a sustentabilidade.

O funcionamento da energia solar empresarial é similar ao utilizado em residências, porém, adaptado para atender às necessidades de grandes operações. 

O processo começa com os painéis solares fotovoltaicos, que captam a luz solar e a convertem em eletricidade através do efeito fotovoltaico. Quando a luz solar incide sobre as células fotovoltaicas, elétrons são liberados, gerando corrente elétrica em formato de corrente contínua (CC).

Posteriormente, a eletricidade em corrente contínua é convertida em corrente alternada (CA) através de um inversor. A corrente alternada é o tipo de eletricidade utilizada em edifícios comerciais e industriais.

Existem diferentes tipos de sistemas fotovoltaicos que podem ser instalados em empresas, como:

  • telhados solares: painéis solares são montados no telhado do edifício para aproveitar o espaço disponível sem necessidade de aumentar o espaço atual;
  • fazendas solares: são instalações no solo maiores e em áreas abertas, geralmente em áreas mais rurais, que podem fornecer energia para múltiplas empresas por meio da injeção da energia na rede elétrica local;
  • carports solares: estruturas de estacionamento cobertas com painéis solares, proporcionando sombra aos veículos enquanto geram energia para o edifício.

Além disso, há diferentes modelos de contratação para energia solar empresarial como a geração distribuída e a autoprodução de energia.

A escolha do modelo de contratação deve ser avaliada de acordo com o perfil de consumo, o ambiente de contratação que o cliente se encontra, regulado ou livre, e grupo e classe tarifária.

Por serem análises mais específicas, recomenda-se o apoio de empresas especializadas para a definição mais correta.

Quais os benefícios da energia solar para empresas?

A energia solar para empresas é uma excelente alternativa para reduzir custos e melhorar a imagem da marca. Vamos ver como isso funciona na prática:

Redução de custos com energia elétrica

Vamos começar pelo mais óbvio: economizar dinheiro! Com os valores atuais de materiais fotovoltaicos, é possível chegar a custos de energia menores do que os valores das concessionárias de energia do mercado regulado, trazendo assim uma redução de custos para a empresa.

No caso da geração solar local, como os telhados solares e carports, onde a empresa gera sua própria eletricidade no local de consumo, ela ainda diminui a dependência da rede elétrica convencional

Afinal, boa parte da energia que sua corporação precisa poderá ser gerada ali mesmo, no seu telhado, sem precisar pagar por isso mês após mês.

Quer ver como isso se dá na prática? Te convidamos a conferir os resultados do Assaí Atacadista com o projeto da GreenYellow, empresa especializada em ajudar corporações de todos os segmentos no processo de transição energética.

Os números do Assaí mostram bem o potencial da energia solar para empresas em termos de independência da rede elétrica local:

  • foram 7 lojas da gigante varejista que contaram com mais de 7 mil painéis solares implementados pela nossa equipe da GY;
  • a potência instalada das telhas foi de 3,7 MWp, o que é equivalente ao abastecimento de 2.700 casas por ano.

O dinheiro economizado na conta de luz pode ser reinvestido, ajudando no crescimento e na competitividade da própria empresa.

Incentivos governamentais

Muita gente não sabe, mas há diversos incentivos governamentais para quem decide investir em energia solar. Por exemplo, alguns estados do Brasil oferecem isenção ou redução de alguns impostos, como ICMS, PIS/PASEP e COFINS.

Além disso, o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), da ANEEL, lançado em 2015, oferece incentivos para micro e minigeração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

Marketing verde

Implementar soluções de energia solar e mostrar que a empresa está preocupada com a sustentabilidade por meio do marketing verde pode fortalecer a relação com os clientes

Isso porque cerca de 87% dos brasileiros preferem comprar de marcas sustentáveis, segundo a pesquisa norte-americana Union + Webster.

Para cumprir a expectativa de clientes com a sustentabilidade, sua empresa terá resultados concretos para mostrar. Veja alguns dos números conquistados pela Claro, uma das maiores operadoras do país, depois da construção de usinas solares com a GreenYellow:

  • 76,3 MWp de potência instalada ou quase 150 GWh de produção anual;
  • foi evitada a emissão de mais 20 mil toneladas de CO2 por ano.

As pessoas estão interessadas em saber não apenas o que as empresas dizem, mas o que elas fazem na prática para contribuir com o meio ambiente e a sociedade.

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental 

Medidas de diminuição do impacto ambiental se tornaram uma prioridade crescente para muitas empresas hoje em dia, e sabe o que é uma ótima forma de contribuir para as metas ambientais? Energia solar! 

O sistema fotovoltaico oferece uma maneira super eficaz de combater as mudanças climáticas reduzindo as emissões de CO2. 

No mundo dos negócios, as iniciativas de sustentabilidade são valorizadas entre os investidores que apreciam o ESG (Environmental, Social and Governance). Estima-se que 99% dos investidores já usem os critérios ESG para tomar decisões para novos parceiros de negócios, segundo a “Global Reporting and Institutional Investor Survey”.

E, se a empresa já tem iniciativas de sustentabilidade em andamento, fica mais fácil conseguir certificações ambientais e créditos de carbono

Os créditos de carbono são certificados que representam a redução de uma tonelada métrica de CO2 ou equivalente de gases de efeito estufa. Empresas que adotam energia solar e reduzem suas emissões podem comercializar esses créditos no mercado de carbono.

É hora de considerar seriamente as soluções sustentáveis ​​como parte do futuro dos seus negócios! Com tantas possibilidades de energia solar para empresas, fica claro que a sustentabilidade é mais do que uma moda passageira.

Quer saber por onde começar? Aproveite para baixar aqui o guia gratuito da GreenYellow que vai te contar tudo sobre como maximizar lucros e minimizar custos com energia solar!

Fontes incluídas na introdução:

¹ https://ember-climate.org/insights/research/global-electricity-review-2024/

² https://www.irena.org/Data/View-data-by-topic/Capacity-and-Generation/Country-Rankings

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