Como funciona telhado solar para empresas?

imagem Como funciona telhado solar para empresas?

A energia solar é uma pauta que tem crescido no Brasil quando se fala em transição energética e sustentabilidade no mundo corporativo. Hoje, as soluções para produzir energia elétrica de forma sustentável são muitas e estão chegando nas pequenas, médias e grandes empresas do país. Uma dessas soluções é o telhado solar.

Essa forma de gerar energia solar está ganhando popularidade por se adequar a uma gama de contextos em que as empresas não dispõem de muito espaço no solo para sistemas robustos.

Neste artigo, explicamos mais sobre como funcionam os telhados solares para as empresas e de que forma adotar essa solução. Confira!

O que são telhados solares?

Telhado solar é uma estrutura colocada em cima de prédios e casas para produzir eletricidade a partir da luz solar. O telhado tem placas com células fotovoltaicas responsáveis por transformar a radiação em energia elétrica.

Cada painel solar está conectado a outros por meio de cabos elétricos ocultos. Esses cabos coletam a eletricidade gerada pelas células fotovoltaicas e a direcionam para um dispositivo chamado de inversor, que transforma a corrente contínua em corrente alternada, tornando-a utilizável pelos aparelhos elétricos.

A eletricidade produzida pelo telhado solar éutilizada pelo estabelecimento para qualquer equipamento consumidor de energia como iluminação, ar-condicionado etc.

Como funciona o telhado solar para as empresas?

Os telhados solares podem ser instalados no topo de edificações comerciais e contribuir para o abastecimento das operações de um negócio. A empresa encarregada da instalação geralmente realiza algumas avaliações antes de proceder com o processo, como um laudo estrutural.

Para garantir a segurança e o desempenho dos telhados solares, é essencial que o telhado do estabelecimento atenda a alguns critérios específicos. Por exemplo, o telhado deve ter capacidade de suportar tanto o peso dos módulos solares quanto das estruturas de fixação. Essa capacidade costuma ser de até 20 kg por metro quadrado.

Os técnicos encarregados da instalação ainda verificam se o telhado não apresenta amassados, corrosão ou ferrugem. Condições ruins de preservação podem prejudicar a instalação e o desempenho do sistema no longo prazo. 

A vedação da estrutura do telhado também deve estar em boas condições. Assim, evita-se que infiltrações e outros problemas comprometam a segurança do sistema. Quando o telhado atende a esses critérios, as empresas podem se beneficiar de todas as vantagens do telhado solar.

Uma das características-chave dessa estrutura para as organizações é a simultaneidade entre a geração e o consumo. Isso significa que a energia pode ser usada imediatamente para alimentar operações no próprio local onde foi produzida. A iluminação, as máquinas e outros equipamentos elétricos são beneficiados pelos telhados solares.

Vale ressaltar que esses telhados geralmente não cobrem toda a demanda energética de uma empresa. No entanto, o sistema acaba reduzindo a dependência que o negócio tem da rede elétrica convencional e, como consequência, diminuindo o valor da conta de energia.

Quais são os benefícios de instalar telhado solar?

Abaixo, confira os principais benefícios dessa solução para as empresas!

Redução de gastos

Com os telhados solares, as empresas geram parte da energia que precisam, o que pode diminuir as despesas com eletricidade proveniente da rede pública. Esse esforço ajuda a economizar dinheiro e permite que os recursos sejam direcionados para outras áreas.

Sustentabilidade

A partir da produção de energia limpa, a sua empresa diminui a pegada de carbono e não contribui com a poluição do ar. É uma medida sustentável que demonstra um compromisso com as práticas ambientais que deixam uma organização mais “verde”.

Previsibilidade nos custos energéticos

A instalação de telhados solares permite que as empresas produzam parte de sua própria eletricidade. Embora a energia solar seja intermitente em sua geração, ela proporciona previsibilidade nos custos, pois a energia gerada não está sujeita às flutuações de preço e interrupções da rede elétrica convencional.

Excedente de geração

O excesso de eletricidade gerado durante os períodos de alta insolação pode ser armazenado em baterias ou enviado de volta à rede elétrica. No entanto, a energia injetada na rede pode estar sujeita a encargos relacionados à distribuição.

Por que contar com a GreenYellow para instalar telhados solares?

Quando se trata de escolher um parceiro experiente para a instalação de telhados solares, GreenYellow (GY) é a empresa certa!

A GreenYellow

Especialista em gestão de energia, a GreenYellow é uma empresa francesa que está presente no Brasil desde 2013. Com atuação em vários países, somos reconhecidos por projetos de eficiência energética e geração solar.

A GY oferece uma variedade de soluções de shift production, incluindo usinas flutuantes, instalação de carport solar, fazendas solares e instalações de telhado fotovoltaico.

Cases de sucesso

As soluções da GY permitem que as empresas aproveitem o potencial da energia solar para reduzir custos e atender aos princípios ESG.

Uma das parcerias de destaque da GY é com a Assaí Atacadista, focada em projetos de telhados solares. Com a implementação desses telhados em locais como Duque de Caxias (RJ), Londrina (PR), Goiânia (GO), Várzea Grande (MT), Rio de Janeiro (RJ), Cabo Frio (RJ) e Rio Verde (GO), a GY desempenhou um papel crucial na transformação energética da rede da Assaí Atacadista.

Sob a responsabilidade da GreenYellow, foram instalados mais de 11.000 painéis solares, uma capacidade que equivale ao abastecimento de mais de 2.700 casas.

Esta parceria não apenas ofereceu uma significativa redução das despesas energéticas e proporcionou previsibilidade nos custos, mas também assegurou uma redução na pegada de carbono, evitando a emissão de mais de 530 toneladas de CO2 no meio ambiente, equivalente ao plantio de mais de 2.600 árvores. Assim, garantindo uma fonte de energia a longo prazo.

Novas usinas solares

Ano passado, a GreenYellow anunciou investimentos de R$ 115 milhões em mais 11 usinas de geração distribuída, somando-se às 80 usinas já em operação ou construção. Quando somados aos projetos realizados em parceria com clientes, a GreenYellow chega a mais de 200 MWp de capacidade.

Metodologia

Nossa metodologia começa com um estudo de viabilidade detalhado, analisando as necessidades energéticas do seu estabelecimento. A instalação é realizada de forma segura, desde a fixação das telhas solares até a conexão elétrica.

Outro ponto analisado é a modalidade tarifária atual e a forma de contratação de energia. Para clientes no mercado livre de energia, que não podem gerar créditos a partir da energia injetada na rede, nós atuamos com soluções behind-the-meter, ou atrás-do-medidor, para que a geração nunca ultrapasse o consumo e não haja excedente.

Dessa forma, não há energia injetada na rede e não há impacto para o seu contrato de fornecimento de energia vigente. Confira a usina grid-zero que foi feita para o Assaí Atacadista em Rio Verde, Goiás.

A realização do monitoramento contínuo da produção de energia garante a operação eficaz do sistema ao longo do tempo. E a parceria não termina aí: a GreenYellow oferece suporte completo, resolvendo problemas e fornecendo manutenção sempre que necessário.

Agora que você já sabe como funcionam os telhados solares para as empresas e os benefícios dessa solução, aproveite para dar o pontapé no seu projeto e gerar energia elétrica de forma limpa.

Visite agora mesmo o site da GreenYellow e entre em contato conosco!

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Economizar energia com inovação: o impacto das soluções de eficiência energética na Leroy Merlin

Eficiência energética na indústria: confira as tendências do setor

GreenYellow fecha parceria com Enerzee para expandir atuação no mercado de telhados C&I 

Carport solar: a revolução em estacionamentos sustentáveis