Energia solar: conheça as vantagens e desvantagens para empresas

imagem Energia solar: conheça as vantagens e desvantagens para empresas

A busca por fontes de energia mais limpas tem impulsionado uma revolução no mercado energético. No entanto, há quem ainda não conheça exatamente todas as vantagens e desvantagens da energia solar.

No Brasil, desconhecer os prós e contras de uma fonte renovável de energia tão importante pode deixar você ou sua empresa a um passo atrás da concorrência. A participação da energia solar na matriz elétrica brasileira subiu de 11,6% para 17% em apenas um ano, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). 

Devido à crescente adesão das empresas e até das residências comuns, as dúvidas sobre a energia solar estão, hoje, no centro das preocupações do mercado energético. Será que os benefícios a longo prazo compensam os investimentos no começo? Como você pode maximizar a eficiência dos painéis solares?

Vamos responder a essas e outras dúvidas em nosso guia! Continue para conferir tudo sobre quais as vantagens e desvantagens da energia solar

Quais são as vantagens da energia solar?

À medida que nos esforçamos para um futuro mais sustentável, a energia solar ganha protagonismo como uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis. Confira, a seguir, por que essa forma de geração energética está em alta.

Energia renovável

A luz do sol pode ser convertida em eletricidade por meio de painéis solares. Essa característica torna a energia solar uma fonte renovável e uma ótima opção para um futuro sustentável, já que não esgota os recursos naturais.

Um estudo estima que as fontes de energia renováveis ​​emitem normalmente cerca de 50 g ou menos de emissões de CO2 por kWh ao longo da sua vida útil, em comparação com cerca de 1.000 g CO2/kWh para o carvão e 475 g CO2/kWh para o gás natural.

Embora todas as fontes de eletricidade resultem em mais ou menos emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) ao longo da sua vida útil, as fontes de energia renováveis ​​têm muito menos emissões do que as usinas elétricas alimentadas por combustíveis fósseis.

Redução de custos de energia

A energia solar permite que você produza sua própria eletricidade. É uma maneira inteligente de diminuir a dependência de fornecedores tradicionais e evitar aumentos constantes nas tarifas da conta de luz.

A economia com a energia solar pode depender do tamanho do sistema e do consumo energético da unidade consumidora, mas muitas unidades que geram energia solar já têm relatado uma redução notável em suas contas de luz.

A economia com a geração solar fotovoltaica em telhados e terrenos varia em função da concessionária de energia em que o cliente está e tarifa atual, mas os ganhos variam de 10-25% de redução nos custos. 

Baixa manutenção

Os sistemas de energia solar exigem pouca manutenção. Ao contrário de outras formas de geração de energia, os painéis solares não têm partes móveis complexas, o que reduz a possibilidade de falhas de equipamento. 

Os painéis solares são construídos com materiais altamente duráveis, como vidro temperado e alumínio, que resistem a condições climáticas adversas, como granizo, neve e ventos fortes. Segundo pesquisadores do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) dos Estados Unidos, esses materiais têm uma vida útil que ultrapassa 25 anos:

“Módulos fotovoltaicos bem construídos demonstraram desempenho por 30 anos em ambientes externos, e garantias de 25 anos ou mais são comuns”.

Economia de espaço

Os painéis solares podem também ser instalados em telhados, reduzindo a necessidade de espaço no solo, que muitas vezes é limitado.

Se você optar por contratar uma assinatura de energia solar, pode contar com uma economia de espaço ainda maior. Nesse modelo, o consumidor aproveita os benefícios da energia solar sem a necessidade de instalar painéis em suas próprias propriedades.

Amigável ao meio ambiente

Por utilizar a luz do sol para gerar eletricidade, a energia solar contribui para a redução da emissão de gases do efeito estufa, que representam, hoje, a principal causa do aquecimento global. A dependência reduzida de combustíveis fósseis também ajuda a preservar os recursos naturais finitos do planeta.

A energia renovável não é perfeita. Nenhuma forma de gerar energia é. Mas as pessoas em todo o mundo precisam de electricidade, e procurar fontes de energia limpa é muito melhor do que continuar no caminho dos combustíveis fósseis poluentes.

Incentivos fiscais

Já existem incentivos governamentais em muitos estados brasileiros que visam a reduzir o custo inicial. O governo de Minas Gerais, por exemplo, renovou a isenção de ICMS para energia solar fotovoltaica até 2032.  

Em algumas cidades do país, também são concedidos descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os imóveis com painéis solares instalados. Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA) são alguns exemplos.

Painéis de energia solar para empresas: vantagens e desvantagens

Quais são as desvantagens da energia solar?

Apesar de todas as vantagens que a energia solar oferece, é preciso reconhecer que ela apresenta desafios e limitações. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Não é gerada energia à noite

Um dos maiores desafios da energia solar é que a produção depende diretamente da luz do sol. Então, quando o sol se põe, a geração de energia é interrompida. 

Quando comparada a outras fontes limpas, como a energia eólica — que pode gerar energia durante todo o dia —, a energia solar sai em desvantagem. No entanto, existem soluções, como o armazenamento em baterias, que podem mitigar esse problema.

Dependência do clima

A eficiência da produção de energia solar está diretamente ligada à quantidade de luz solar disponível. Em dias nublados, chuvosos ou com menos intensidade de luz solar, a produção de energia pode ser reduzida. 

No entanto, nem todas as regiões enfrentam esse problema com a mesma intensidade. Os estados do Brasil que fazem parte do cinturão solar raramente enfrentam limitações significativas na produção de energia solar. 

Essa área se estende do Nordeste até o Pantanal, incluindo o norte de Minas Gerais, o sul da Bahia e o norte e nordeste de São Paulo. Nessas regiões, a abundância de luz solar torna a energia solar uma opção viável e eficiente durante a maior parte do ano.

Ainda assim, de forma geral, o Brasil conta com uma irradiação solar altíssima — tanto que até locais considerados com baixa irradiação na verdade possuem índices maiores do que países europeus.

O uso de sistemas de armazenamento de energia, como as baterias, também pode ajudar a suavizar as variações na produção de energia solar e garantir um fornecimento mais estável de eletricidade.

Necessidade de espaço

A maneira tradicional de usar energia solar ainda é a instalação de telhados solares ou placas solares no solo. Contudo, isso pode ser uma limitação para aqueles que têm áreas de construção restritas ou edifícios com pouco espaço disponível. 

A necessidade de espaço dificulta a implementação de sistemas solares em larga escala, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas. 

Para superar esse desafio da falta de espaço, algumas soluções têm sido desenvolvidas, como a integração das placas solares às próprias telhas dos edifícios e a utilização de terrenos não utilizados para a construção de usinas fotovoltaicas.

Custo inicial elevado

O alto investimento inicial pode ser um obstáculo para quem deseja gerar energia solar por conta própria e aproveitar seus benefícios. Porém, valeter em mente uma tendência significativa de redução nos preços dos materiais usados em plantas solares. 

No início de 2024, o custo para instalação de painéis fotovoltaicos atingiu o menor patamar, com uma queda de 30% nos preços dos componentes em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Além disso, os painéis solares provenientes de empresas chinesas têm experimentado uma redução drástica nos preços, com uma queda de 42% ao longo do último ano. 

De acordo com um relatório recente da Wood Mackenzie, em dezembro de 2023, o preço médio desses painéis chegou a apenas 15 centavos de dólar por watt. Para efeito de comparação, os painéis solares fabricados na Índia, Europa e Estados Unidos foram cotados, respectivamente, a 22, 30 e 40 centavos de dólar por watt.

Atualmente, esses painéis representam entre 25% a 40% do preço final de um sistema fotovoltaico. Essa diminuição dos custos reflete diretamente na atratividade do investimento para consumidores finais

GreenYellow e EaaS

Felizmente, a GreenYellow oferece uma solução para minimizar ainda mais esse problema com o serviço de locação de usinas fotovoltaicas.

Trabalhamos com um modelo de Energy as a Service (EaaS), no qual realizamos todo o investimento inicial, cuidamos do projeto, da construção e da operação da usina solar. Após a construção, alugamos parte ou toda a usina para o cliente, garantindo também sua manutenção contínua.

Essa solução garante que os clientes da GreenYellow se beneficiem de melhorias de eficiência energética sem a necessidade de um investimento inicial pesado

Em todos os nossos projetos, assumimos a responsabilidade pelo investimento inicial, de modo que nossos clientes direcionem seus recursos de Capital Expenditure (CAPEX) para áreas essenciais do seu próprio negócio, como a criação de novos produtos ou expansão das operações existentes.

O que avaliar antes de contratar uma empresa de energia solar?

Antes de contratar uma empresa que forneça energia solar, é essencial avaliar alguns aspectos. Pesquise informações sobre a empresa, os projetos executados e as opiniões dos clientes. Uma breve busca ajuda você a descobrir se está lidando com uma empresa confiável e experiente, capaz de oferecer um serviço de ótima qualidade.

Verifique, também, se a empresa oferece soluções para aumentar a eficiência energética. Dessa forma, sua empresa pode usufruir dos benefícios da energia solar com menos consumo de energia, aumentando sua capacidade de economia no longo prazo.

Por que contar com a GreenYellow?

No Brasil, a GreenYellow é líder em soluções de eficiência energética e energia solar para as empresas. Já ajudamos centenas de corporações na transição energética com as nossas soluções de Shift Production: fazenda solar, carport solar e telhado solar.

Para que você entenda o potencial das nossas soluções de energia solar, vale a pena conferir os resultados obtidos pela Claro, uma das maiores operadoras de telecomunicações do país, em parceria com a GY.

Em 2017, o programa “Energia da Claro” foi criado para fornecer energia limpa para as instalações da Claro em todo o país e contou com a GY como principal parceira. Implementamos e operamos 16 usinas fotovoltaicas em modalidades de Geração Distribuída (GD) para a Claro, com 100% do investimento sob a nossa responsabilidade.

Outro caso de sucesso é a colaboração da GreenYellow com o Grupo Profarma. Fechamos um contrato para o fornecimento de 5,4 GWh anuais durante 20 anos, por meio da implementação de 3 usinas fotovoltaicas

Localizadas no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro, essas usinas abastecem 147 das 200 lojas da marca. São resultados que mostram o nosso compromisso com a eficiência energética e a sustentabilidade em grandes projetos corporativos.

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens da energia solar no Brasil, fica claro que essa fonte de energia renovável tem um papel na transição para um futuro mais sustentável, apesar dos desafios que ainda enfrenta para ser implementada a nível global.

Comece hoje mesmo sua transição energética! Aproveite para conhecer mais sobre as soluções de Shift Production e entrar em contato com os nossos especialistas.

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Energia solar: conheça as vantagens e desvantagens para empresas

GreenYellow inaugura usina de de 3,25 MWp no interior paulista

GreenYellow migra unidades da DPaschoal para o mercado livre

GreenYellow, Enersim e Oeste Solar conectam usina de GD compartilhada em MT