Energia solar: vantagens e desvantagens

imagem Energia solar: vantagens e desvantagens

A busca por fontes de energia mais limpas tem impulsionado uma revolução no mercado energético. O uso da luz do sol para gerar eletricidade já é visto em casas, empresas e até em cidades inteiras. No entanto, há quem ainda não conheça exatamente todas as vantagens e desvantagens da energia solar.

Como em qualquer tecnologia inovadora, a energia solar apresenta uma gama de benefícios e desafios para sua implementação em escala nacional e global.

As dúvidas que os consumidores têm sobre a energia solar estão, hoje, no centro das preocupações do mercado energético. Esses dilemas são obstáculos para o alcance dos objetivos dessa fonte alternativa, que objetiva reduzir as emissões de gases de efeito estufa e diminuir a dependência mundial de combustíveis fósseis.

Neste post, desmistificamos as vantagens e desvantagens da energia solar. Continue a leitura e tenha uma compreensão real dos benefícios e dos desafios dessa fonte energética!

Quais são as vantagens da energia solar?

À medida que nos esforçamos para um futuro mais sustentável, a energia solar ganha protagonismo como uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis. Confira, a seguir, por que essa forma de geração energética está em alta.

Energia renovável

A luz do sol pode ser convertida em eletricidade por meio de painéis solares. Essa característica torna a energia solar uma fonte renovável e uma ótima opção para um futuro sustentável, já que não esgota os recursos naturais nem contribui para a poluição do planeta.

Redução de custos de energia

A energia solar permite que você produza sua própria eletricidade. É uma maneira inteligente de diminuir a dependência de fornecedores tradicionais e evitar aumentos constantes nas tarifas da conta de luz.

A economia com a energia solar pode depender do tamanho do sistema e do consumo energético da unidade consumidora, mas muitas empresas já têm relatado uma redução notável em suas contas de energia, o que gera um alívio financeiro no longo prazo.

Baixa manutenção

Os sistemas de energia solar exigem pouca manutenção. Ao contrário de outras formas de geração de energia, os painéis solares não têm partes móveis complexas, o que reduz a possibilidade de falhas de equipamento. 

Economia de espaço

Os painéis solares podem também ser instalados em telhados, reduzindo a necessidade de espaço no solo, que muitas vezes é limitado.

Se você optar por contratar uma assinatura de energia solar, pode contar com uma economia de espaço ainda maior. Nesse modelo, o consumidor aproveita os benefícios da energia solar sem a necessidade de instalar painéis em suas próprias propriedades.

Amigável ao meio ambiente

Por utilizar a luz do sol para gerar eletricidade, a energia solar contribui para a redução da emissão de gases do efeito estufa, que representam, hoje, a principal causa do aquecimento global. A dependência reduzida de combustíveis fósseis também ajuda a preservar os recursos naturais finitos do planeta.

Quais são as desvantagens?

Apesar de todas as vantagens que a energia solar oferece, é preciso reconhecer que ela apresenta desafios e limitações. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Não é gerada energia à noite

Um dos maiores desafios da energia solar é que a produção depende diretamente da luz do sol. Então, quando o sol se põe, a geração de energia é interrompida. 

Quando comparada a outras fontes limpas, como a energia eólica — que pode gerar energia durante todo o dia —, a energia solar sai em desvantagem. No entanto, existem soluções, como o armazenamento em baterias, que podem mitigar esse problema.

Custo inicial elevado

As despesas para a instalação dos painéis solares têm diminuído significativamente nos últimos anos, mas ainda representam um custo elevado para muitas empresas.

A boa notícia é que já existem incentivos governamentais em muitos estados do país que visam a reduzir o custo inicial. O governo de Minas Gerais, por exemplo, renovou a isenção de ICMS para energia solar fotovoltaica até 2032. Outra solução é fazer a locação de usinas, invés de realizar o investimento inicial.

Um dos benefícios desse serviço com a GreenYellow é a responsabilização por toda essa parte do investimento inicial, o que minimiza essa desvantagem.

Dependência do clima

A eficiência da produção de energia solar está diretamente ligada à quantidade de luz solar disponível. Em dias nublados, chuvosos ou com menos intensidade de luz solar, a produção de energia pode ser reduzida. Essa dependência climática pode limitar a consistência da geração de energia solar em determinadas regiões ou épocas do ano.

Necessidade de espaço

A maneira tradicional de usar energia solar ainda é a instalação de telhados solares ou placas solares no solo. Contudo, isso pode ser uma limitação para aqueles que têm áreas de construção restritas ou edifícios com pouco espaço disponível. 

A necessidade de espaço dificulta a implementação de sistemas solares em larga escala, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas.

Impacto ambiental na produção

A energia solar é uma fonte limpa durante sua operação, mas é importante reconhecer que a produção dos painéis solares envolve processos que podem ter um impacto ambiental. A fabricação dos painéis pode gerar emissões de gases de efeito estufa e requer o uso de recursos como minerais e metais

É importante que a indústria de energia solar continue a buscar práticas sustentáveis e a redução do impacto ambiental ao longo de toda a cadeia de produção e no descarte correto ao final da vida útil dos painéis que é de 25 anos.

O que avaliar antes de contratar uma empresa de energia solar?

Antes de contratar uma empresa que forneça energia solar, é essencial avaliar alguns aspectos. Pesquise informações sobre a empresa, os projetos executados e as opiniões dos clientes. Uma breve busca ajuda você a descobrir se está lidando com uma empresa confiável e experiente, capaz de oferecer um serviço de ótima qualidade.

Verifique, também, se a empresa oferece soluções para aumentar a eficiência energética. Dessa forma, sua empresa pode usufruir dos benefícios da energia solar com menos consumo de energia, aumentando sua capacidade de economia no longo prazo.

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens da energia solar, fica claro que essa fonte de energia renovável tem um papel crucial na transição para um futuro mais sustentável, apesar dos desafios que ainda enfrenta para ser implementada a nível global.

Para acompanhar novidades e dicas sobre como aproveitar a energia solar, siga a GreenYellow nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Posts relacionados

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

GreenYellow investe R$ 14,5 mi em contratos de eficiência energética com redes de varejo

Mercado livre de energia: como funciona em 2024?