Auditoria energética: o que é e por que você deve realizar na sua empresa

imagem Auditoria energética: o que é e por que você deve realizar na sua empresa

Muitas empresas operam sem perceber que estão perdendo dinheiro com o desperdício de energia elétrica. Equipamentos obsoletos e sistemas de iluminação antiquados são apenas alguns dos culpados por contas de luz que pesam no orçamento. Para enfrentar esse desafio e reduzir custos, uma solução é a realização de uma auditoria energética.

Mais do que uma simples análise das contas de luz, a auditoria energética pode ser o ponto de partida para uma transformação no consumo de energia dentro da sua empresa.

Quer ficar por dentro de como funciona esse processo? Vamos explicar mais a fundo o que é uma auditoria energética, por que ela é essencial para as empresas e como sua implementação pode trazer benefícios financeiros e ambientais.

O que é auditoria energética?

É uma inspeção realizada por uma equipe de especialistas em eficiência energética para avaliar o consumo de energia elétrica de uma empresa. Nesse processo, são identificados os equipamentos e as atividades que mais consomem energia, além de possíveis focos de desperdícios. 

Uma auditoria completa pode durar semanas. Quando há uma grande quantidade de equipamentos e processos a serem avaliados, o tempo necessário para conduzir o processo inteiro pode aumentar de forma proporcional.

Em muitos casos, a auditoria é apenas a primeira etapa de um projeto mais amplo de eficiência energética. 

Nesse caso, os auditores ajudam a definir o consumo de referência ou linha de base — o padrão atual de consumo de energia na empresa —, que servirá como ponto de partida para todas as análises e comparações futuras.

Abaixo, veja quais são as etapas gerais de uma auditoria energética:

  1. levantamento de dados: coleta de informações sobre o consumo de energia, incluindo contas de energia e especificações dos equipamentos;
  2. inspeção no local: é realizada uma visita ao local para uma inspeção e mapemanento dos componentes que consomem energia, como sistemas de iluminação, refrigeração, sistemas de aquecimento e equipamentos industriais;
  3. análise de dados: além das características técnicas dos equipamentos, são usados medidores de energia temporários no local para identificar de forma precisa padrões de consumo de cada equipamento e/ou sistema;
  4. identificação de oportunidades: identificação de equipamentos que são ineficientes, processos que podem ser melhorados e oportunidades para implementar tecnologias mais eficientes;
  5. recomendações de melhorias: os auditores elaboram um conjunto de recomendações, como a substituição de equipamentos antigos, a implementação de medição setorizada e ajustes nos processos operacionais;
  6. relatório final: documento com os achados da auditoria e recomendações para melhorar a eficiência energética, incluindo estimativa de redução do consumo das melhorias mapeadas.

Podemos afirmar que empresas de todos os segmentos podem se beneficiar da auditoria energética, mas sem dúvida esse processo é especialmente relevante nas organizações que atuam em setores conhecidos pelo alto consumo diário de energia elétrica. 

A indústria, por exemplo, já responde por 40% da eletricidade consumida no Brasil, segundo estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). As fábricas, portanto, acabam sendo uma das principais beneficiadas de iniciativas para aumentar a eficiência energética.

Equipamentos pesados e processos contínuos demandam grandes quantidades de energia, gerando altos custos operacionais e uma grande pegada ambiental. Assim, a auditoria energética torna-se uma ferramenta para identificar ineficiências e otimizar o uso de energia.

Quais os benefícios de fazer uma auditoria energética na empresa?

Fazer uma auditoria energética na sua empresa pode trazer uma série de vantagens que vão além de simplesmente economizar na conta de luz. Vamos explicar cada um desses benefícios a seguir.

Redução de custos operacionais

A diminuição no consumo de energia tem como resultado mais evidente a economia financeira para a empresa. 

Quando são identificados e eliminados os desperdícios de energia, os custos operacionais caem. Menos gasto com energia significa mais dinheiro no caixa, que pode ser reinvestido em outras áreas do negócio.

Melhoria da eficiência energética

Depois de fazer as melhorias recomendadas na auditoria energética, os equipamentos e processos da empresa tendem a se tornar mais eficientes, ou seja, utilizarão menos energia para realizar as mesmas tarefas.

Sustentabilidade e redução de emissões de CO2

Empresas que consomem menos energia são mais sustentáveis! Reduzindo o consumo de energia de um local, você reduz suas emissões de gases de efeito estufa decorrentes do consumo de energia e do processo fabril em si — como gases emitidos por uma caldeira.

Isso é bom para o meio ambiente e melhora a imagem da empresa perante clientes e parceiros, que cada vez mais valorizam práticas para combater as mudanças climáticas. Ser uma empresa verde pode abrir portas para novos negócios e parcerias, além de permitir investir em iniciativas como marketing verde.

Aumento da competitividade

No mercado atual, a redução de custos e a melhora na imagem sustentável da empresa podem proporcionar uma vantagem em relação aos concorrentes

Na hora de fechar negócios, muitos clientes e investidores procuram empresas que tenham um compromisso claro com práticas de ESG, e a eficiência energética é uma delas.

Qual o papel da GreenYellow na auditoria energética?

A GreenYellow tem ajudado dezenas de empresas a melhorarem a eficiência de suas operações internas, e tudo começa com o nosso serviço de auditoria energética, que faz parte da solução de Shift Efficiency

Esse é um conjunto de soluções de eficiência energética que visam reduzir e otimizar o consumo de energia nas empresas. 

A auditoria energética é uma ferramenta para identificação das oportunidades, mas sem implantação posterior das ações, ela perde seu sentido e nenhum ganho é obtido de fato. 

Por isso, na GreenYellow, entendemos que a auditoria energética faz parte de um macro processo de otimização do consumo de energia que precisa incluir ação e acompanhamento.

Abaixo, entenda como a auditoria energética se encaixa dentro do processo de eficiência energética da GreenYellow na prática:

  1. levantamento de oportunidades: a equipe da GreenYellow realiza uma auditoria energética dos principais sistemas do cliente para avaliar onde a energia está sendo desperdiçada e quais mudanças podem ser feitas para melhorar a eficiência energética;
  2. estimativas de investimentos e ganhos: após identificar as oportunidades, a GreenYellow fornece estimativas de investimentos necessários e os ganhos esperados. Isso ajuda sua empresa a entender o retorno sobre o investimento em eficiência energética;
  3. concepção do projeto: caso o cliente opte por implantar os projetos levantados pela GreenYellow, somos responsáveis por planejar e desenvolver os projetos executivos para implementar as melhorias necessárias;
  4. execução das obras: além de planejar, a GreenYellow executa as obras necessárias para implementar as soluções de eficiência energética, como a substituição de equipamentos antigos por modelos eficientes (retrofit) e a revitalização dos sistemas.
  5. parceria de longo prazo: a GreenYellow busca formar parcerias duradouras, por isso buscamos oferecer contratos de Operação e Manutenção de longo prazo junto de nossos projetos, ajudando a garantir que a melhoria inicial de performance do sistema seja garantida durante toda a vida do contrato.

Com presença em dezenas de países e com mais de 3.500 projetos de eficiência energética implementados ao redor do mundo, a GreenYellow acumula vasta experiência na otimização do consumo de energia. Além disso, atuamos em projetos de geração de energia solar, comercialização de energia e mobilidade elétrica

Essa expertise global permite à GY oferecer soluções adaptadas às necessidades específicas de cada cliente, independentemente do setor ou porte da empresa.

Não deixe de dar esse passo importante para o sucesso e a sustentabilidade da sua empresa! A auditoria energética pode ser a chave para iniciar seu processo de redução decustos, melhoria da eficiência no consumo de energia e contribuição para um futuro mais sustentável.

Se quiser saber mais e entrar em contato com a GreenYellow, conheça aqui tudo sobre as nossas soluções de Shift Efficiency!

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Entenda o potencial da energia solar para empresas: redução de custos e sustentabilidade

Auditoria energética: o que é e por que você deve realizar na sua empresa

Transforme seu negócio com o marketing verde: descubra o que é, vantagens e exemplos

Economizar energia com inovação: o impacto das soluções de eficiência energética na Leroy Merlin